Paranaense é destaque no novo reality show de gastronomia da Globo

Lucas Correia é participante do reallity Chef de Alto Nível. Foto: Beto Roma/divulgação Globo.
Foto: Beto Roma/divulgação Rede Globo

O novo reality show de gastronomia da Rede Globo, “Chef de Alto Nível”, tem um tempero bem típico do Paraná. Lucas Correia é um dos competidores do programa, que estreou na terça-feira (15/07) e vai ao ar às terças e quintas, depois de “Vale Tudo”.

Com 37 anos, Lucas Correia é chef profissional e atualmente comanda a cozinha de um restaurante em Fernando de Noronha. Ele destaca a gastronomia brasileira contemporânea em suas criações, valorizando ingredientes locais. Mas de Paranaguá até Noronha (passando, inclusive, por restaurantes de outros países), a jornada passou por um espaço bem conhecido de Curitiba: o Centro Universitário UniOpet, onde se formou em Gastronomia. ”Lucas desde sempre foi um aluno muito sério, ético, didático e profissional, e desde muito cedo no curso já era possível ver o talento dele na gastronomia e imaginar o profissional que ele seria”, Camila Pazello, coordenadora e professora do curso de Gastronomia.

Formação

No Brasil, onde tantas histórias começam com limitações, estudar é um ato de coragem — e também de mudança”, explicou. “Pra mim, a gastronomia sempre esteve presente, desde a infância no litoral do Paraná, mas foi com a educação que ela deixou de ser sonho distante e virou escolha possível.

Lucas destaca a formação acadêmica como mais do que aprender técnicas, mas também culturas, território e responsabilidade: “É descobrir como um prato pode carregar história, identidade e impacto. Foi isso que a formação me ensinou: que cozinhar é também pensar, questionar e representar.

O estudo técnico forma o profissional para alavancar a carreira, tirando a pessoa do status de iniciante e levando para um alto nível. O chef destaca como o investimento em educação faz a diferença, aprimorando o olhar de quem busca seguir uma carreira. “É o que pode transformar talentos em profissionais, ideias em projetos, curiosidade em potência real. A gente precisa, cada vez mais, acreditar e lutar por uma educação que alcance e inspire as próximas gerações.

Diferenciais

O curso de Gastronomia no UniOpet tem diferenciais na educação. Um deles é o Bistrô Escola, permitindo ao aluno sentir na prática o que aprende. A formação multidisciplinar inclui capacitação em áreas como gestão de hospitalidade, food concepts e técnicas de cozinha. Há ainda duas disciplinas exclusivas: Café e Cozinha Criativa, além do aluno sair do curso com certificação de barista.

Essa valorização da educação ajuda o profissional de gastronomia a alcançar novos patamares, tanto dentro de badaladas cozinhas pelo mundo quanto até em reality show, ganhando destaque pelo apuro técnico. “A educação abre portas — e, mais do que isso, abre a cabeça. Me deu estrutura pra crescer, viajar, aprender com grandes nomes, mas também me deu raiz pra valorizar o que é nosso, o que vem da terra, o que é do povo”, conclui Lucas Correia.

Para mais informações sobre o curso do Centro Universitário UniOpet, confira: https://www.vestibularuniopet.com.br/

Por Yasmin Luz
16/07/2025 14h56

Artigos Relacionados

Dois destaques da coquetelaria nacional dividem balcão de bar em Curitiba

10 lugares para espantar o frio com um bom vinho em Curitiba