Reconhecido nacionalmente, o Palácio Avenida é um dos símbolos do Natal em Curitiba. Todos os anos, o prédio histórico da Rua XV de Novembro recebe centenas de luzinhas e realiza um famoso espetáculo musical em suas janelas, com coral e muita animação. Em 2024, se comemoram 33 anos desde a primeira apresentação natalina no prédio – com sessões nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Mas você conhece a história do edifício?
O Palácio Avenida foi um dos primeiros edifícios de grande porte na capital paranaense. Sua construção data de 1929, e rapidamente se tornou um marco na região. No começo, aconteciam ali diferentes atividades. O Palácio foi sede de lojas, escritórios e apartamentos residenciais, além de um restaurante e do antigo Cine-Theatro Avenida.
Foi nos anos 1970 que o edifício foi adquirido pelo Banco Bamerindus, hoje extinto. A intenção era transformar o prédio na sede do grupo, recuperando sua estrutura. A preservação da fachada, valorizada pelo estilo eclético, destacou a construção na cidade, em meio a Rua XV e a Boca Maldita. A parte interna foi toda reformulada, e o teatro, recuperado. O tombamento do edifício como patrimônio pelo Estado veio a acontecer em 1974. Já a reabertura se deu só em março de 1991. Nesse mesmo ano, acontece a primeira apresentação do coral de Natal no endereço.
Após a extinção do Bamerindus, a estrutura foi adquirida pela Honk Kong and Shanghai Banking Corporation: o HSBC. Anos mais tarde, em 2016, o HSBC vendeu a subsidiária para o Bradesco, que se tornou realizador desta tradição natalina. O Palácio Avenida se tornou, então, a sede regional da instituição. A agência bancária funciona no andar térreo, e o prédio ainda conta com o Teatro Avenida, espaço com 250 lugares.
Neste ano, o tema da apresentação de Natal é “AbraLaços”. Dos três dias de apresentações, o primeiro é considerado ensaio geral para os outros dois. O coral natalino que toma conta das históricas janelas do espaço reúne 90 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento.
Quando: dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2024 (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: 20h15
Onde: Palácio Avenida (Av. Luiz Xavier, 11)
Quanto: gratuito
Mais informações: na programação do Natal de Curitiba.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?