Em um mundo totalmente digital, é hora de inovar – principalmente na igreja. E foi assim com o padre paranaense Reginaldo Manzotti. Em outubro do ano passado, o sacerdote arrastou milhares de pessoas para a casa de shows Live Curitiba. Lá, transformou totalmente o espaço e gravou o quinto DVD da carreira, intitulado “Tempo de Inovar”, que chegou às plataformas digitais na última terça-feira (05).

O Papa Francisco sempre fala de buscarmos uma Igreja em saída, e isso é algo que tenho como objetivo em todos os meios de comunicação que trabalho”, comentou o sacerdote em entrevista ao Curitiba Cult.

Atualmente, padre Manzotti é pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, e também presidente da Obra Evangelizar é Preciso, que conta com uma rádio, TV e realiza ações sociais por todo o país. Como cantor e escritor, já possui cinco DVDs e 15 CDs, além de 20 livros. Ao todo, soma mais de 7 milhões de itens vendidos.

Quem já acompanhou algum passo de padre Reginaldo nota que o material inédito lançado é algo totalmente diferente do que ele já realizou. Vai de bailarinos a estilos diferentes de música, como o eletrônico e o sertanejo. “Foi um grande desafio, não apenas em definir o repertório, mas ao desenvolver e apresentar esses ritmos inusitados do meio da música católica”, revela.

Nas participações especiais, chamam atenção os sertanejos Naiara Azevedo, Gustavo Mioto e o DJ Alok. Sobre a participação do DJ, o padre revela ouvir muito eletrônico. “Eu, particularmente, sou fã de música eletrônica. Escuto vários DJs, principalmente o Alok. Ele é um ser humano incrível e, desde o primeiro convite, ele positivamente aceitou e facilitou bastante para estar presente e gravar o DVD aqui em Curitiba”.

Com os sertanejos, o padre tem uma parceria de longa data. Já cantou com Daniel, Luan Santana, Fernando e Sorocaba, Lucas Lucco e Thaeme & Thiago. Claro que, com esse DVD, não seria diferente. “Com a Naiara Azevedo, escolhi cantar a música ‘Hora de Amar’, que é uma importante mensagem para todos nós; com o Gustavo, canto “A felicidade mora aqui”, uma música que fala sobre a felicidade, que lembra como nós estamos redescobrindo a felicidade de estar em família em tempos tão difíceis”.

Em seus DVDs, o Padre Manzotti já realizou gravações para um público pequeno na Igreja da Candelária no Rio de Janeiro (RJ) e para mais de um milhão de pessoas na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). Dessa vez, retorna para a sua “casa”, Curitiba, onde se apresenta perto da família e amigos. “É diferente, claro. Já me apresentei em lugares com milhares de pessoas. Mas, quando subi ao palco e me deparei com aquelas mais de 5 mil pessoas, cantando e vibrando, me senti de frente para uma multidão. Foi um projeto incrível”.

Atraindo jovens pelas redes sociais

Há alguns anos, o padre Manzotti foi eleito pelo portal Aleteia o sacerdote com mais acessos das redes sociais. No seu DVD “Tempo de Inovar”, é possível ver um público muito grande de jovens, algo que não é comum de enxergar na Igreja. “Fiquei extremamente satisfeito quando subi ao palco e encontrei muitos jovens, aproveitando e vendo que é possível ser católico e escutar arrocha, eletrônico e até mesmo funk”.

A fé em tempo de pandemia

Com a COVID-19 que assola o mundo e obriga a população a fazer isolamento social, as igrejas estão tendo que achar um novo jeito de se comunicar com os fiéis. “A pandemia com certeza pegou a todos de surpresa e fez com que revíssemos tudo que estava planejado”. No começo da pandemia, padre Manzotti ganhou notoriedade internacional ao espalhar milhares de fotos dos fiéis dentro do Santuário de Guadalupe, reinventando a participação real.

Ele conta também que tem trabalhado com lives nas redes sociais para continuar próximo de todos. “Focamos em mídias digitais, Lives, conversas online etc. Um exemplo é uma live que estou preparando para o Dia das Mães, nesta sexta, às 19 horas, pois sei que muitas só terão uma ligação ou uma chamada de vídeos dos filhos nesse dia tão especial”.

Ainda em relação aos jovens, padre Manzotti deixa um recado especial a eles: “Tenho certeza de que tudo isso vai passar, devemos ter paciência. Principalmente a juventude, cheia de energia e futuro pela frente, para que possamos aprender com tudo que estamos vivendo e construir juntos um mundo com mais fraternidade, menos egoísmo, mais amor. Então digo para os jovens, não percam a esperança, olhem positivamente para o futuro e trabalhem para que não vivamos algo assim novamente”.

O projeto “Tempo de Inovar”, lançado pela gravadora Universal Music Brasil, pode ser encontrado nas plataformas digitais ou comprado pelo preço médio de R$ 19,90 o CD e R$ 24,90 o DVD.