
Minhas pulseirinhas do Bonfim arrebentaram. As duas. Na mesma semana. Com uma diferença de apenas dois dias entre elas. Depois de um ano e meio contribuindo com meu look, as duas arrebentam. Quase juntas.
A laranja rompeu na quinta e a vermelha, sábado. Não foi em nenhum momento com altas taxas de probabilidade de arrebentações, como banho, lavagem das mãos, engate em um anel, ou relógio, ou em qualquer coisa que pudesse forçar os frágeis fios. Foi de supetão. Foram. As duas.
Quinta-feira, eu ergui o braço esquerdo e caiu a laranja. Sábado, no mesmo ritual a vermelha se joga do meu pulso. Com o ridículo intervalo de quarenta e oito horas entre elas. Depois de quase dois anos amarradas em mim, se desgastaram e desfiaram, igualmente, rumo à extinção.
Claro, pode-se alegar que são do mesmo material, e que as diferenças de pigmentação laranja ou vermelha certamente não influem em seus prazos de validade. Também estando as duas pulseirinhas no mesmo punho, passaram ao longo da vida pelas mesmas condições de temperatura e pressão. Mas depois de todo esse tempo, me enroscando, desigualmente, cutucando as fitas objetivando acelerar o momento da ruptura, em frequências também desiguais, e mesmo assim, nem sinal de proximidade de rompimento, já achava que aquelas fitas seriam parte definitiva do meu corpo. Mas em uma semana qualquer, as duas estouram, sem aviso prévio ou justa causa evidente, praticamente juntas, como se tivessem combinado de cair fora.
Pareceu mesmo coisa do Senhor do Bonfim dando o recado: pedidos devidamente cumpridos, pelo menos os possíveis. Obrigado pela preferência. E de novo me encontro no mesmo questionamento habitual de quando se rompe uma fitinha do Bonfim, funciona ou não? Porque, por óbvio, faz tanto tempo daqueles nós, e vivíamos em uma realidade tão diferente da atual, que nem tomando cápsulas de Ginkgo biloba todos os dias lembraria o que mentalmente pedi.
Como amarrei os seis desejos no punho esquerdo em dezembro de dois mil e dezenove, a pandemia não foi nem citada. Então estão descartados quaisquer pedidos de vacina, fim da pandemia, vida normal, enfim – os desejos não contemplavam essa ficção cientifica real. Agora, se o Senhor do Bonfim fez seu trabalho perfeitamente? Isso tenho certeza que não – sempre acabo fechando pelo menos um nozinho em uma Mega Sena. Não me lembro em qual fitinha foi, nem em qual nó, mas certamente o fiz. E na realização desse, posso garantir que ele falhou. Mas também, considerando o teor do pedido, a quantidade de devotos, turistas ou supersticiosos que devem fazê-lo, se o Senhor do Bonfim fosse atender todo seu público, a Mega nunca acumularia e o prêmio seria tão dividido que não pagaria nem meu investimento realizado ao longo dos anos nas quartas e sábados.
Quanto aos outros cinco nós, posso afirmar que foquei em pedidos bem genéricos: com o tempo que leva para arrebentar uma fitinha do Bonfim no meu pulso, desejos muito específicos podem ser uma armadilha. Ainda mais para mim, que mesmo não tendo nenhuma casinha em Gêmeos, mudo de ideia com certa facilidade. Ou não. Como a indecisão também não ajuda, foco sempre nos genéricos – com as fitinhas funcionando quase como um eterno looping de pedido de proteção e vida plena. Digo looping pois assim que arrebenta uma fita, trato de amarrar outra uma no braço (tenho no fundo da minha gaveta um verdadeiro arco-íris de estoque).
No fim, se o Senhor do Bonfim realizou meus desejos ou não, isso novamente não tenho certeza. Mas já é hora de novos nós, e dessa vez vou anotar. E sabendo que ficará aí um bom tempo no meu braço, escolho agora uma azul e uma vermelha, já garantindo a saúde no ano novo e para combinar com as comemorações de outubro do ano que vem, respectivamente.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.