Orquestra Sinfônica do Paraná encerra o ano com homenagem à Puccini

Orquestra Sinfônica do Paraná. Foto: Maringas Maciel/Teatro Guaíra.
Foto: Maringas Maciel/Teatro Guaíra

Nos dias 28 de novembro (quinta-feira) e 01 de dezembro (domingo), a Orquestra Sinfônica do Paraná realiza um concerto em homenagem ao centenário de morte do compositor italiano Giacomo Puccini. O evento encerra o calendário de 2024 da companhia, e acontece no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, do Teatro Guaíra. A venda de ingressos já está aberta, na plataforma Deu Balada, a partir de R$ 10 (meia-entrada).

Durante o evento, as músicas cantadas em italiano terão legendas exibidas em um painel, para que o público entenda a dimensão das composições, que oscilam do poético à tragédia. Entre as criações mais emblemáticas, a orquestra destaca “La Bohème”, “Tosca” e “Madame Butterfly”, que serão apresentadas ao longo da programação, com a participação dos convidados Martin Muehle, Ludmilla Bauerfeldt, Paulo Mandarino e Marly Montoni, artistas brasileiros renomados nacionalmente e no exterior.

De acordo com o maestro titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá, Puccini foi responsável pelas mais lindas melodias de óperas já escritas. “São melodias que ficaram marcadas nos corações dos amantes da ópera. Puccini suavizou a ópera, ele a romantizou de uma forma poética. Os textos são verdadeiras poesias e as melodias são simplesmente maravilhosas”, afirmou.

O concerto abre com um Prelúdio Sinfônico de 12 minutos. Em seguida, começam a ser executadas as obras de Puccini, cada uma com participação de um ou mais solistas.

Acessibilidade

Na sexta-feira (29), às 14h, será realizada uma atividade entre o Instituto de Apoio à Orquestra e o Projeto Música Tátil, uma parceria que promove o acesso de cegos à música clássica. Nesta ação, um grupo de aproximadamente 20 pessoas cegas terão oportunidade de comparecer ao teatro para apreciar partes do concerto executadas por um grupo de músicos.

Na ocasião, os convidados poderão tocar nos instrumentos, perceber suas formas, bem como as vibrações e sonoridades. “É um orgulho para o Iaosp desenvolver projetos com o Teatro Guaíra e a secretaria estadual da Cultura. Esta parceria promove diversas formas acessibilidade da sociedade civil à música clássica, contribuindo na formação de plateias e na maior participação social no desenvolvimento da Orquestra Sinfônica do Paraná”, afirmou Samuel Ferrari Lago, presidente do Iaosp.

Sobre o compositor

Giacomo Puccini é um dos mais representativos compositores da ópera realista italiana. Ele iniciou sua carreira aos 14 anos, e suas criações destacam-se por seus arranjos dramáticos e poéticos. Nascido em dezembro de 1858, na Toscana, ele ganhou o título de “Poeta das Pequenas Coisas” por sua sensibilidade artística. Morreu em Bruxelas, na Bélgica, em 29 de novembro de 1924, vítima de um câncer de garganta. Deixou inacabada sua última ópera, “Turandot”, iniciada em 1920, sendo concluída em 1926 por Franco Alfano.

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica do Paraná

Quando: 28 de novembro (quinta-feira) e 01 de dezembro de 2024 (domingo)

Horário: abertura dos portões às 19:30; Início do espetáculo às 20:30

Onde: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (R. Conselheiro Laurindo, 175)

Quanto: a partir de R$ 10 (meia-entrada)

Ingressos: no site Deu Balada.

Por Yasmin Luz
25/11/2024 16h49

Artigos Relacionados

Anitta anuncia novo álbum: cantora vem a Curitiba em fevereiro de 2025

Orquestra Paranaense de Tango mostra raízes do estilo em única apresentação