Ópera Rap: Clássico grego ganha roupagem musical contemporânea

Édipo: Uma Ópera Rap. Foto: Divulgação.

A união de um mito clássico com rap e ópera trazem a inovação do espetáculo “Édipo: Uma Ópera Rap”, que estreia em agosto. O espetáculo chega ao palco do Guairinha dia 08 de agosto, às 20h, para curta turnê. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na entrada.

Inspirado por “Édipo Rei”, clássico de Sófocles, a versão ópera rap traz muito mais do que música para o mito milenar greco-romano. A história é revisitada sob um olhar feminino, a partir da perspectiva das mulheres. São as filhas do rei Édipo que guiam essa narrativa. O elenco é formado por artistas cantores e acompanhado por uma orquestra majoritariamente formada por mulheres.

Hip-hop

O coro grego é revisitado de forma inovadora em “Édipo: Uma Ópera Rap”. Assim como a parte musical mistura a ópera com o rap, o estilo de apresentação traz a estética hip-hop para a cena. Influências de danças clássicas, do jazz e da dança contemporânea completam o espetáculo. “Nosso trabalho tem um caráter híbrido e dialoga com elementos da ópera, da tragédia, do hip hop e seu processo de criação promove a fricção criativa de artistas do hip-hop, músicos e compositores de formação erudita, cantoras líricas, atrizes cantoras, como agentes criativos nesta investigação pela tragédia de Sófocles”, explica a diretora Jossane Ferraz.

Texto

A peça foi construída de forma colaborativa, Jossane revela: “A base é uma dramaturgia própria resultante em um universo cênico com inúmeras pulsões e imagens poéticas oriundas do mito”. Assinam o trabalho técnico o dramaturgo Marcelo Bourscheid, com composição musical de André Ricardo Souza e direção de movimento de Raphael Fernandes.

Na história, as sobreviventes de uma tragédia levada a cabo pelo rei de Tebas contam sobre seu pai, Édipo. O olhar feminino de Antígona e Ismene revela a trama de Édipo, que matou o próprio pai e casou com mãe sem saber.

SERVIÇO – Édipo: Uma Ópera Rap

Quando: de 08 a 11 de agosto de 2024

Horário: Dia 08, às 20h, dias 09 e 10, às 16h e às 20h, e dia 11, às 19h.

Onde: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (R. XV de Novembro, 971)

Quanto: Entrada gratuita, com ingressos distribuídos na portaria

Por Brunow Camman
18/07/2024 12h13

Artigos Relacionados

Exposições em Curitiba: confira novidades e indicações

Semana Literária do Sesc tem presenças nacionais em agosto