Curitiba é uma cidade com muitas atividades para fazer. Algumas opções são bastante óbvias – o que não as tornam menos divertidas -, outras nem tanto. Pensando nisso, é que hoje trazemos algumas opções de lazer que fogem um pouco daquela ideia de balada, cinema e restaurante, mas que se mostram bastante interessantes: poker, xadrez e videogames games.

Para quem não é muito ligado nestes universos, pode parecer algo meio nada a ver, mas você sabia que Curitiba, nos últimos seis meses, abriu duas casas de poker e promove diversos torneios de xadrez para todas as idades? Isso mostra o quanto as duas modalidades vem crescendo e como elas podem ser uma opção para quem busca novidades.

Ao todo, Curitiba possui hoje cinco clubes de poker e a versão mais procurada nos clubes é o Texas Hold’em. Isso não é por acaso, uma vez que essa versão é considerada a mais praticada do mundo por conta da popularidade das competições televisionadas do poker . As regras são bastante simples, mas a modalidade possui um potencial incrível de promover uma infinidade de estratégia e táticas.

O mais recente clube de poker inaugurado na cidade foi o Uberaba Poker Clube. A ideia do negócio é atrair um público mais em busca de diversão que competição. Assim, o fato de a sede ser dentro de um boteco já diz muita coisa. Além do Uberaba, o Batel Poker Clube foi inaugurado no segundo semestre do ano passado e já é um sucesso. A casa de poker é parte do Lounge Batel e tem uma estrutura impressionante.

Além disso, quem quiser explorar melhor o esporte, ainda poderá visitar os veteranos clubes Espaço Poker, Liga Curitibana e Nice Hand.

foto: FelixMittermeier / CC0 Creative Commons

Já o xadrez pode ser considerado um esporte tradicional na capital Curitibana. Ano passado, Curitiba sediou o Desafio Xeque-Mate de Xadrez 2017 que contou com 14 categorias divididas em: 1º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, comerciários, comunidade e veteranos (acima de 50 anos). Além disso, o evento bateu recorde de participação com mais de 3,5 mil inscritos, consolidando-se como o maior da categoria no Brasil.

Para os interessados, o Clube de Xadrez de Curitiba – que completou 80 anos em 2018 -, é um local não apenas direcionado ao lazer e prática do esporte, mas também preocupado com a disseminação cultural da modalidade. Lá você vai encontrar desde a promoção de torneios, à palestra e leituras temáticas de livros a respeito do universo do xadrez. Apesar de ser um clube, não há nenhuma limitação de entrada e quem tiver interesse só precisa comparecer à sede. O clube também tem uma política inclusiva e possui incentivos para que mais mulheres adotem a prática do esporte.

Interessados também podem procurar o Clube de Xadrez Erbo Stenzel, localizado no Largo da Ordem, e que tem como objetivo disseminar a prática do xadrez principalmente para os transeuntes do centro da cidade. Outros clubes e grupos também se reúnem na Biblioteca Pública do Paraná e na UFPR.

Quanto aos videogames, essa, com certeza, é uma atividade de lazer que podemos praticar sem sair de casa, mas isso não quer dizer que ir encontrar uma galera em um espaço dedicado a isso não seja mais ou igualmente divertido.

E se o local ainda tiver hambúrguer no cardápio? Melhor ainda. Essa é a proposta do Geek Burguer. O local traz o universo geek desde a decoração ao cardápio e lá você poderá comer e jogar. O Cooldown E-Sports n’ Burger também é uma ótima pedida para quem busca boa comida e diversão e é o primeiro espaço dedicado ao E-Sports no Brasil.