O cineasta Francis Ford Coppola recebeu nesta quinta-feira (31/10) a Ordem Estadual do Pinheiro, uma homenagem do Paraná a sua produção. O diretor norte-americano está em Curitiba para o lançamento do filme “Megalópolis”, sua mais recente produção, e participou de uma agenda oficial que envolveu uma masterclass no Teatro Guaíra e passa ainda pela exibição do longa-metragem no Cine Passeio. A honraria foi entregue no Palácio Iguaçu.
“Obrigado por esse momento e honra espetaculares. De todas as coisas extraordinárias que me aconteceram nos meus 85 anos de vida, nada é mais maravilhoso do que você visitar um lugar e ver a criatividade brotando de formas que ajudam outros seres humanos, e tragam alegria aonde exista infelicidade, celebração aonde exista guerra, e inteligência aonde haja estupidez. Tal lugar é Curitiba, onde vi os brotos de criatividade surgirem e tentar fazer a vida das pessoas melhor, o que é ultimamente a maior esperança que temos. Em apreciação por tal lugar que é Curitiba e aos grandes artistas que vieram antes de mim para fazer brotar essas ideias, eu dou meus calorosos agradecimentos”, Coppola falou na solenidade.
“Curitiba está na vida dele”, comentou o vice-governador do Paraná, Darci Piana. “Há 20 anos, esteve aqui, hoje ele se lembrou disso, então é uma honra a gente receber bem, sempre. Por isso, o nosso governo faz uma homenagem com essa comenda do Pinheiro, em homenagem a ele ter se lembrado do nosso estado e da nossa capital”. Piana acompanhou Coppola em uma caminhada na Rua XV de Novembro, onde o diretor comentou com ele sobre as impressões de Curitiba depois da primeira visita. “Ele citou que mudou muito. O povo continua o mesmo, mas a cidade se transformou, e hoje é uma das mais belas cidades que ele visita no mundo inteiro”, afirmou.
O diretor norte-americano esteve em Curitiba em 2003, enquanto viajava por grandes cidades do Brasil. Ele andou de transporte coletivo e assistiu a um jogo de futebol, entre outros passeios. À época, estava pesquisando para a produção de um filme. Agora, esse longa-metragem chega às telonas. “Megalópolis” estreia nos cinemas do mundo, trazendo temas como urbanismo e combate à desigualdade.
Em “Megalópolis”, um arquiteto (vivido por Adam Driver) propõe um projeto inovador de cidade futurística, com o objetivo de eliminar as desigualdades. Mas defensores do estilo de vida atual, como o prefeito (Giancarlo Esposito) e um bilionário (Jon Voight) que se beneficiam dessa desigualdade, vão tentar impedi-lo.
Durante o evento, também foi apresentado o PR Film Commission, organização que desde o ano passado vem elaborando ações para fomentar a produção cinematográfica em Curitiba. “Nesse um ano, conseguimos apoiar mais de 50 produções, entre curtas, longas, séries, documentários, reality shows, festivais de cinema, por todo o estado”, explicou Luiz Gustavo Vilela, secretário executivo da PR Film Commission. A presença de Coppola representa também uma valorização do cinema paranaense, estimulado por ações como esta comissão.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.