Olhar de Cinema: primeiro longa dirigido por pessoa negra no Sul estreia versão restaurada

Um é Pouco Dois é Bom Foto Reprodução
Foto: Reprodução

Um filme que fez história ganha versão em alta definição durante o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O evento apresenta a versão restaurada e digitalizada em 4K de “Um é Pouco, Dois É Bom”, de Odilon Lopes. A produção foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma pessoa negra no Sul do país, um registro importante para a sétima arte nacional. Sessões acontecem no dia 13 de junho (quinta-feira), 19h45, no Cine Passeio, e no dia 16 (domingo), às 16h30, no Cinemark Mueller. Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no site oficial do evento a partir de R$ 8 (meia). https://www.olhardecinema.com.br/

Olhares Clássicos

“Um É Pouco, Dois É Bom” integra a Mostra Olhares Clássicos, que faz resgates históricos relevantes, trazendo películas que marcaram a história do cinema em versões remasterizadas e em alta definição. O filme foi escrito e dirigido por Odilon Lopez, um dos poucos realizadores negros daquela época. O longa-metragem roteirizado por Lopez com diálogos de Luiz Fernando Veríssimo é dividido em dois contos.

A história é composta por “Com Um Pouquinho… De Sorte” e “Vida Nova… Por Acaso”. As narrativas constroem um cenário de vida urbana em Porto Alegre. Uma delas acompanha o casal Jorge e Maria, e a outra, os personagens Magrão e Crioulo. Lopez discute tremas como racismo e marginalização cíclica dos protagonistas, expondo questões sociais da época.

A restauração do filme foi uma parceria entre a Cinemateca Capitólio, a Plataforma INDETERMINAÇÕES e Mnemosine Serviços Audiovisuais. O trabalho foi feito a partir de negativos originais de imagem e som de 35mm, presentes na Cinemateca Brasileira.

Odilon Lopez

Nascido em 1941, Odilon Lopez foi jornalista, ator, roteirista e diretor de cinema. O mineiro radicado em Porto Alegre fundou a produtora Super Filmes em 1969, produzindo “Um É Pouco, Dois É Bom” no ano seguinte.

SERVIÇO – “Um É Pouco, Dois É Bom” no Olhar de Cinema

Quando: dias 13 e 16 de junho de 2024

Horário: no dia 13 de junho (quinta-feira), 19h45, no Cine Passeio, e no dia 16 (domingo), às 16h30, no Cinemark Mueller

Onde: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410) e Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127)

Quanto: a partir de R$ 8 no site do evento

Por Brunow Camman
13/06/2024 09h00

Artigos Relacionados

Cinema paranaense tem mostra exclusiva no Olhar de Cinema

“O Lago dos Cisnes” em Curitiba tem últimos ingressos disponíveis