Olhar de Cinema: oficinas gratuitas estão com inscrições abertas

Oficinas gratuitas no Olhar de Cinema 2025. Foto: Walter Thoms.
Foto: Walter Thoms

Além de assistir a mais de 90 filmes, o público do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba também pode aprender a fazê-los. A 14a edição do evento terá três oficinas relacionadas à produção cinematográfica. São aulas gratuitas em diferentes assuntos. As inscrições já estão abertas, até 23 de maio, no site www.olhardecinema.com.br.

“As oficinas têm o intuito de expandir e aguçar os sentidos, conhecimentos e interesses dos participantes nas mais variadas facetas do cinema, proporcionando a troca de experiências durante os dias do festival”, comenta o diretor do Olhar de Cinema, Antonio Gonçalves Jr.

Oficinas

Serão três oficinas neste ano. Todas acontecem no formato presencial, com carga horária de seis horas. A realizadora audiovisual Natali Mamai comanda os encontros de “Cinema Artesanal”. São duas aulas, nos dias 13 e 14 de junho, das 19h às 22h. Ela discorre sobre como é possível realizar um filme mesmo com poucos recursos, apostando na criatividade e nas soluções artesanais.

Bruno Costa, diretor da série “Cidade de Deus – A Luta Não Para”, realiza a de “Direção Cinematográfica”. Ele aborda as diferentes etapas da produção, da análise de roteiro e direção de atores até montagem e finalização. Os encontros serão na Sala Valêncio Xavier do Cine Passeio, nos dias 17 e 18 de junho, das 18h30 às 21h30.

Nos mesmos dias, acontece a oficina “Direção de Arte” com Ana Paula Cardoso, das 14h às 17h. Ana Paula participou de produções como ‘Praia Formosa” que venceu Melhor Direção de Arte no Olhar de Cinema de 2024. Também esteve envolvida com os filmes “Enterre Seus Mortos” e “Barba Ensopada de Sangue”. Ela comenta sobre escolhas estéticas e conceituais de projetos.

Olhar de Cinema

Chegando a 14a edição, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba movimenta a cidade com intensa programação. Serão 92 filmes exibidos no festival, que acontece de 11 a 19 de junho. As sessões acontecem em diferentes cinemas, ampliando o acesso à sétima arte. Variadas mostras trazem os múltiplos olhares do cinema em produções nacionais e internacionais, de curtas e longas-metragens. Bate-papos, rodadas de negócios e oficinas complementam a programação, que tem desde atividades gratuitas até sessões de cinema com preços acessíveis.

SERVIÇO – Oficinas do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Quando: “Cinema Artesanal” nos dias 13 e 14 de junho, das 19h às 22h; “Direção Cinematográfica” nos dias 17 e 18 de junho, das 18h30 às 21h30; “Direção de Arte” nos dias 17 e 18 de junho, das 14h às 17h

Onde: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410)

Quanto: gratuito

Inscrições: no site do Olhar de Cinema.

Por Brunow Camman
16/05/2025 12h15

Artigos Relacionados

Cineasta francesa Agnès Varda é homenageada no Olhar de Cinema em Curitiba

Crítica: “Manas” traz tema sensível com ótimas atuações