Olhar de Cinema 2025 tem seminários gratuitos sobre a sétima arte

Antonio Gonçalves Jr e Gabriel Borges do Olhar de Cinema - evento tem seminários sobre cinema. Foto: Aro Oito.
Foto: Aro Oito

O público do Olhar de Cinema tem muito mais do que as exibições dos filmes para aproveitar durante a 14a edição. Os mais curiosos sobre o cinema podem aproveitar o Seminário de Cinema de Curitiba. São encontros gratuitos que acontecem na sala de cursos do Cine Passeio, trazendo conversas com os curadores sobre temas emergentes que figuraram entre as produções do festival. Assim, além de assistir aos 92 filmes participantes do Olhar de Cinema, o público ainda pode discutir sobre os temas e acompanhar as conversas de especialistas durante os seminários.

Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia. Pode-se apenas chegar nos horários de cada debate, no Cine Passeio. As salas, contudo, estão sujeitas a lotação. Todas as conversas têm acessibilidade em libras. Quem não puder participar presencialmente, pode acompanhar os seminários pelo canal do YouTube do Olhar de Cinema: www.youtube.com/user/olhardecinema.

Programação

A cineasta homenageada desta edição também é tema de um dos seminários no Olhar de Cinema. “Derivas por Varda” destaca a produção da artista francesa, seus processos de criação e seu toque autoral ao longo de décadas em importantes filmes. Quem participa do encontro, nesta sexta-feira (13/06), às 11h30, são Claudia Mesquita, Silvane Maltaca e os mediadores Camila Macedo e Gabriel Borges.

Duas conversas acontecem no dia 14 (sábado). Às 11h30, acontece o seminário “Arquivos Desobedientes – O Cinema e as Rasuras da História”. Essa mesa faz parte da mostra Foco e joga luz sobre a subversão dos filmes exibidos ao discutir a história. Participam Patricia Machado, Carol Almeida, Luisa Lanna e Carla Italiano. Depois, às 13h30, acontece “Cinema e Memória das Ditaduras Latino-Americanas”, com Rosane Kaminski, Fernando Seliprandy e Eduardo Baggio. A conversa parte do lançamento do livro “Memória Intergeracional: ditaduras, documentário, subjetividades”, do historiador Fernando Seliprandy, e de filmes com essa temática.

O último seminário acontece no dia 15, às 14h. O tema “Cinema Negro é Cinema Brasileiro: Disputas, Conflitos e Percepções” é discutido por Kariny Martins, Rodrigo Antonio e Tatiana Carvalho Costa. A mesa reflete sobre os desafios que ainda hoje são enfrentados por cineastas negros e negras na construção de um cinema brasileiro.

SERVIÇO – 14º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Quando: de 11 a 19 de julho de 2025

Onde: exibições na Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Guarani e Teatro da Vila

Quanto: evento contará com sessões gratuitas e sessões com ingressos a R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)

Ingressos: pré-venda a partir de 16 de maio no site

Informações: no site do Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema tem desconto para assinantes Clube Cult.

Por Brunow Camman
13/06/2025 09h45

Artigos Relacionados

Claro patrocina Olhar de Cinema e tem sala exclusiva no Museu Oscar Niemeyer

Filmes LGBTQIA+ para celebrar o Mês do Orgulho no Olhar de Cinema