
O cinema do Paraná ganha destaque na 14a edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Em 2025, serão exibidas 17 produções realizadas no estado, um recorde desde a criação do evento. O festival acontece de 11 a 19 de junho e já está com ingressos à venda – lembrando que também haverão exibições gratuitas. Os filmes paranaenses estão presentes em toda a programação – que pode ser conferida no site do Olhar de Cinema.
E não é só a capital que marca presença no Olhar de Cinema. A seleção deste ano trouxe produções realizadas por todo o estado. Tem filmes de Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina, Guarapuava e Sapopema.
Em edições anteriores, o Olhar de Cinema já contava com a Mirada Paranaense – uma mostra exclusiva para filmes feitos por aqui. Neste ano, as produções do Paraná estão ainda mais espalhadas, incluídas também nas mostras Competitiva Brasileira, Exibições Especiais, Pequenos Olhares, Olhares Clássicos e no Filme de Encerramento. “Sempre buscamos trazer o melhor da produção paranaense e mostrar para todos o que está sendo produzido aqui. Desde a concepção da Mostra Mirada Paranaense, em 2012, essa é uma das maiores presenças do Paraná na história do festival, com um total de 17 filmes“, enfatiza Gabriel Borges, co-diretor artístico do Olhar de Cinema.
O longa-metragem “Torniquete”, de Ana Catarina Lugarini, representa o Paraná na Mostra Competitiva Brasileira. Marieta Severo estrela o filme, que retrata três gerações de mulheres na mesma família convivendo sob o mesmo teto pela primeira vez. Já a Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-metragens conta com “Fronteriza” de Rosa Caldeira e Nay Mendl, e “Ontem Lembrei de Minha Mãe”, de Leandro Afonso – ambos feitos em Foz do Iguaçu.
“Nem Toda História de Amor Acaba em Morte” marca a presença da produção local na Mostra Exibições especiais. O filme de Bruno Costa traz uma das primeiras protagonistas surdas no cinema brasileiro. O filme universitário “Um Monstro e Meia”, de Rama Rambo e Mariana Leal, está na mostra Pequenos Olhares. Já “Verde Oliva” encerrará o Olhar de Cinema. O thriller político foi todo filmado em Curitiba, com referências a Alfred Hitchcock e Brian de Palma.
A mostra que celebra especificamente a produção do estado tem nove filmes. Participam da Mirada Paranaense produções que vão dos longas aos curtas, realizados entre o ano passado e este ano. Assim, se cria um panorama bem contemporâneo do cinema feito no Paraná. “Notas Sobre um Desterro” (Gustavo Castro) discute genocídio e reflexões sobre colonização ao acompanhar uma família palestina-brasileira na Cisjordânia. Outro documentário é “Guairacá”, de Luan Rodrigues, sobre a população indígena de etnia Guairacá. O filme foi realizado em Guarapuava.
“Interior, Dia” (Luciano Carneiro, Paulo Abrão) retrata um homem voltando à cidade natal no interior para o enterro da avó, representando Sapopema entre os filmes paranaenses no Olhar de Cinema. “Fabulosas – Operação Aranha” (Th Fernandes, Lua Lambertti) mescla o sobrenatural com a luta de travestis por direitos. Já “Entre Sinais e Marés” (João Gabriel Ferreira, João Gabriel Kowalski) acompanha duas amigas surdas fazendo uma viagem à Ilha do Mel e sua busca por um guia que saiba Libras. O diretor Maikon Nery apresenta “Dança dos Vagalumes”, um drama sobre a luta social pelo campo.
“Bem Me Quer, Mal Me Quer” discute as fragilidades de uma família marcada pelo abuso, sob o olhar das diretoras Victoria Spintzner e Gabrielle Santana. “Areia” (Ive Machado, Gustavo Ribeiro) usa a imagem do deserto para discutir desejos. E Fernando Moreira apresenta “A Mão Invisível”, que confronta a realidade de um dono de estacionamento com as palestras motivacionais que assiste na internet.
Quando: de 11 a 19 de julho de 2025
Onde: exibições na Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Guarani e Teatro da Vila
Quanto: evento contará com sessões gratuitas e sessões com ingressos a R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)
Ingressos: no site do Olhar de Cinema
Informações: no Instagram do Olhar de Cinema
Evento com desconto Clube Cult.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.