Olhar de Cinema 2025: edição tem número recorde de filmes paranaenses

Filme paranaense Nem Toda História de Amor Acaba em Morte no Olhar de Cinema. Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução

O cinema do Paraná ganha destaque na 14a edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Em 2025, serão exibidas 17 produções realizadas no estado, um recorde desde a criação do evento. O festival acontece de 11 a 19 de junho e já está com ingressos à venda – lembrando que também haverão exibições gratuitas. Os filmes paranaenses estão presentes em toda a programação – que pode ser conferida no site do Olhar de Cinema.

E não é só a capital que marca presença no Olhar de Cinema. A seleção deste ano trouxe produções realizadas por todo o estado. Tem filmes de Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina, Guarapuava e Sapopema.

Mostras

Em edições anteriores, o Olhar de Cinema já contava com a Mirada Paranaense – uma mostra exclusiva para filmes feitos por aqui. Neste ano, as produções do Paraná estão ainda mais espalhadas, incluídas também nas mostras Competitiva Brasileira, Exibições Especiais, Pequenos Olhares, Olhares Clássicos e no Filme de Encerramento. “Sempre buscamos trazer o melhor da produção paranaense e mostrar para todos o que está sendo produzido aqui. Desde a concepção da Mostra Mirada Paranaense, em 2012, essa é uma das maiores presenças do Paraná na história do festival, com um total de 17 filmes“, enfatiza Gabriel Borges, co-diretor artístico do Olhar de Cinema.

Exibições

O longa-metragem “Torniquete”, de Ana Catarina Lugarini, representa o Paraná na Mostra Competitiva Brasileira. Marieta Severo estrela o filme, que retrata três gerações de mulheres na mesma família convivendo sob o mesmo teto pela primeira vez. Já a Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-metragens conta com “Fronteriza” de Rosa Caldeira e Nay Mendl, e “Ontem Lembrei de Minha Mãe”, de Leandro Afonso – ambos feitos em Foz do Iguaçu.

Nem Toda História de Amor Acaba em Morte” marca a presença da produção local na Mostra Exibições especiais. O filme de Bruno Costa traz uma das primeiras protagonistas surdas no cinema brasileiro. O filme universitário “Um Monstro e Meia”, de Rama Rambo e Mariana Leal, está na mostra Pequenos Olhares. Já “Verde Oliva” encerrará o Olhar de Cinema. O thriller político foi todo filmado em Curitiba, com referências a Alfred Hitchcock e Brian de Palma.

Mirada Paranaense

A mostra que celebra especificamente a produção do estado tem nove filmes. Participam da Mirada Paranaense produções que vão dos longas aos curtas, realizados entre o ano passado e este ano. Assim, se cria um panorama bem contemporâneo do cinema feito no Paraná. “Notas Sobre um Desterro” (Gustavo Castro) discute genocídio e reflexões sobre colonização ao acompanhar uma família palestina-brasileira na Cisjordânia. Outro documentário é “Guairacá”, de Luan Rodrigues, sobre a população indígena de etnia Guairacá. O filme foi realizado em Guarapuava.

Interior, Dia” (Luciano Carneiro, Paulo Abrão) retrata um homem voltando à cidade natal no interior para o enterro da avó, representando Sapopema entre os filmes paranaenses no Olhar de Cinema. “Fabulosas – Operação Aranha” (Th Fernandes, Lua Lambertti) mescla o sobrenatural com a luta de travestis por direitos. Já “Entre Sinais e Marés” (João Gabriel Ferreira, João Gabriel Kowalski) acompanha duas amigas surdas fazendo uma viagem à Ilha do Mel e sua busca por um guia que saiba Libras. O diretor Maikon Nery apresenta “Dança dos Vagalumes”, um drama sobre a luta social pelo campo.

Bem Me Quer, Mal Me Quer” discute as fragilidades de uma família marcada pelo abuso, sob o olhar das diretoras Victoria Spintzner e Gabrielle Santana. “Areia” (Ive Machado, Gustavo Ribeiro) usa a imagem do deserto para discutir desejos. E Fernando Moreira apresenta “A Mão Invisível”, que confronta a realidade de um dono de estacionamento com as palestras motivacionais que assiste na internet.

SERVIÇO – 14º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Quando: de 11 a 19 de julho de 2025

Onde: exibições na Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Guarani e Teatro da Vila

Quanto: evento contará com sessões gratuitas e sessões com ingressos a R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)

Ingressos: no site do Olhar de Cinema

Informações: no Instagram do Olhar de Cinema

Evento com desconto Clube Cult.

Por Brunow Camman
29/05/2025 13h55

Artigos Relacionados

Ingressos para o Festival Olhar de Cinema já estão abertos

Olhar de Cinema: oficinas gratuitas estão com inscrições abertas