Olhar de Cinema 2025: conheça os locais de exibição de filmes em Curitiba

Locais de Exibição do Olhar de Cinema em Curitiba. Fotos: Daniel Castellano-SMCS/Cesar Brustolin-SMCS/Divulgação.
Fotos: Daniel Castellano-SMCS/Cesar Brustolin-SMCS/Divulgação

Mais de 90 filmes fazem parte da edição de 2025 do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema. Para comportar essa ampla gama de produções do Brasil e do mundo, diversas salas de cinema em Curitiba entram na programação. O festival acontece de 11 a 19 de junho, e tem sete endereços importantes na rota cinematográfica que o público precisa conhecer. Os ingressos já estão à venda no site olhardecinema.com.br. Confira os locais de exibição do Olhar de Cinema 2025.

Ópera de Arame

Ópera de Arame. Foto: Ópera Divulgação.

Ópera de Arame. Foto: Ópera Divulgação.

A abertura do Olhar de Cinema acontece em um dos mais icônicos endereços da cidade: a Ópera de Arame. Uma tela montada no palco ganha a exibição de uma estreia internacional. O filme “Cloud” de Kiyoshi Kurosawa será exibido pela primeira vez no Brasil durante o evento. O thriller mistura vingança e perseguição, acompanhando um jovem que revende produtos online, caindo em uma trama sinistra. A Ópera de Arame fica na R. João Gava, 920.

Cine Passeio

Cine Passeio. Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Cine Passeio. Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Um dos endereços mais conhecidos do público é o Cine Passeio. Lá, acontecem várias atividades do Olhar de Cinema, incluindo os seminários e oficinas. Com as salas Luz e Ritz, o espaço agrega dezenas de exibições durante o evento. O Cine Passeio fica na R. Riachuelo, 410. Por exemplo, parte das homenagens à diretora francesa Agnés Varda, na mostra Olhar Retrospectivo, como sessões de “Cléo das 5 às 7” e “As Praias de Agnès” serão no Ritz. Já “Eraserhead” de David Lynch, na Mostra Olhares Clássicos, no Luz.

Cine Guarani

Portão Cultural, onde funciona MuMA e Cine Guarani. Foto: Cido Marques.

Portão Cultural, onde funciona MuMA e Cine Guarani. Foto: Cido Marques.

Representando os cinemas de bairro, o Cine Guarani fica no Portão Cultural, no mesmo espaço de uma biblioteca, museu e salas de arte. O ambiente favorece a programação cultural diversa. Esse cinema foi inaugurado em 1988 e fechou em 2005. Depois, voltou a funcionar em 2012 – mesmo ano em que nasceu o Olhar de Cinema. “A Grande Cidade”, de Cacá Diegues, “Eu, A Pior de Todas”, de María Luisa Bemberg”, e “Dahomey”, de Mati Diop, são alguns dos filmes a serem exibidos ali. O espaço funciona na Av. República Argentina, 3430.

Teatro da Vila

Teatro da Vila. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

Teatro da Vila. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

Parte da Mostra Pequenos Olhares acontece no Teatro da Vila, na CIC (Cidade Industrial de Curitiba). O endereço faz parte do ideal de descentralização do evento, ocupando diferentes endereços da capital paranaense além da região central. O público poderá acompanhar filmes como “Dentro da Caixinha – Mundo de Papel”, de Guilherme Reis, e “Mahuru”, de Vitor Ferraz. O Teatro da Vila fica na R. Davi Xavier da Silva, 451.

Sala Claro – MON

Museu Oscar Niemeyer. Foto: Cesar Brustolin/SMCS.

Museu Oscar Niemeyer. Foto: Cesar Brustolin/SMCS.

Uma sala de exibição dentro do Museu Oscar Niemeyer também faz parte da programação do Olhar de Cinema. Um dos maiores museus da América Latina receberá as Mostras Competitiva Brasileira e Competitiva Internacional, além do filme de encerramento. O público poderá acompanhar “A Voz de Deus”, de Miguel Antunes Ramos, “Apenas Coisas Boas”, de Daniel Nolasco, “Ariel”, de Lois Patiño” e muitos outros. O MON fica na R. Mal. Hermes, 999.

Cinemateca

Cinemateca de Curitiba. Foto: Lucilia Guimarães.

Cinemateca de Curitiba. Foto: Lucilia Guimarães.

Um marco para o Olhar de Cinema 2025 é o retorno da Cinemateca de Curitiba para as salas de exibição. O espaço histórico para a cultura receberá diversas mostras, como a Mirada Paranaense, Novos Olhares e as competitivas. Já se pode adquirir ingressos para filmes como “A Mão Invisível” (Fernando Moreira), “Fabulosas – Operação Aranha” (Th Fernandes e Lua Lambertti), “Invenção” (Courtney Stephens” e “Quarup Sete Quedas” (Frederico Füllgraf), entre outros. A Cinemateca fica na R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174.

SERVIÇO – 14o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Quando: de 11 a 19 de julho de 2025

Onde: exibições na Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Guarani e Teatro da Vila

Quanto: evento contará com sessões gratuitas e sessões com ingressos a R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)

Ingressos: pré-venda a partir de 16 de maio no site

Informações: no site do Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema tem desconto para assinantes Clube Cult.

Por Brunow Camman
04/06/2025 16h22

Artigos Relacionados

Olhar de Cinema 2025 terá 92 filmes e homenagem a Agnès Varda

Olhar de Cinema 2025: edição tem número recorde de filmes paranaenses