Olhar de Cinema: 05 filmes que retratam Curitiba se destacam na programação

A Guerra do Pente. Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução

A cidade que recebe o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba também ganha as telas do evento. Filmes de diferentes mostras trazem olhares sobre a capital paranaense, com produções clássicas e também novidades. A programação inclui curtas e um média-metragem, com destaque para o registro de um momento histórico pouco conhecido pelos curitibanos.

A Guerra do Pente

A Guerra do Pente. Crédito: Reprodução.

A Guerra do Pente. Crédito: Reprodução.

Na Mostra Olhares Clássicos, um resgate histórico curioso traz Curitiba como peça central do filme. “A Guerra do Pente” foi lançado em 1986, com direção de Nivaldo Lopes. O média-metragem conta uma história acontecida em 1959. O comerciante libanês Ahmed Najar vendeu um pente a um subtenente da polícia Militar do Paraná, e se recusou a emitir nota fiscal pelo baixo valor do produto em relação ao da emissão da nota. Depois de uma discussão, que tomou grandes proporções e o envolvimento de outras pessoas, virou uma revolta popular que depredou mais de 100 estabelecimentos de árabes, judeus, italianos e brasileiros. Até toque de recolher precisou ser instaurado nos três dias de caos.

O filme de Nivaldo Lopes traz à tona esse fato, e foi decisivo para colocar o diretor como importante figura da chamada “geração Cinemateca” de realizadores de cinema nos anos 1980. A nova cópia digitalizada celebra os 40 anos da data de filmagem do média-metragem. As exibições acontecem no dia 18 de junho, às 20h30, no Cine Passeio Ritz, e no dia 19, às 17h30, no Cinemark Mueller.

Do Tempo que Eu Comia Pipoca

Do Tempo Que Eu Comia Pipoca. Foto: Reprodução.

Do Tempo Que Eu Comia Pipoca. Foto: Reprodução.

Entre as Exibições Especiais, o curta “Do Tempo que Eu Comia Pipoca” é estrelado por Guta Stresser. A direção dupla de Heloísa Passos e Catherine Agniez valoriza cores vibrantes na viagem pela memória da protagonista. Na história, uma mulher retorna a Curitiba, visitando a paisagem da cidade no começo dos anos 2000 e se reinventando a partir das lembranças. As sessões serão nos dias 17, às 19h50, e 18, às 14h15, no Cinemark Mueller.

Osório

Osório. Foto: Reprodução.

Osório. Foto: Reprodução.

Outra direção de Heloísa Passos, agora com Tina Hardy, traz um importante lugar curitibano como pano de fundo. Em “Osório”, os personagens observam a vida através das janelas. A praça de Curitiba é encarada com dúvida pela personagem principal. O filme será exibido no Cinemark Mueller nos dias 17, às 19h50, e 18, às 14h15.

Mirada Paranaense

Prontuário N 415361. Crédito: Reprodução.

Prontuário N 415361. Crédito: Reprodução.

Dentro da Mostra Mirada Paranaense, duas produções curitibanas serão exibidas em sequência. “Jacu Herói” acompanha um jovem curitibano que deseja roubar a cabine de fotografia na qual trabalha, até ser interrompido por uma cliente. O curte ganha as telas do Cinemark Mueller, no dia 15, às 14h, e do Cine Passeio Luz, no dia 18, às 18h30. Já “Prontuário no 415361” vê o protagonista retornando a um espaço dez anos depois buscando significados sobre seu passado. Vino Carvalho, que dirige e roteiriza o curta, reconstrói o imaginário que cerca o Hospital Psiquiátrico do Bom Retiro. As sessões acontecem no dia 16, às 14h15, no Cinemark Mueller, e no dia 19, 18h30, no Cine Passeio Luz.

SERVIÇO – OLHAR DE CINEMA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURITIBA

Quando: de 12 a 20 de junho de 2024

Onde: Sessões na Ópera de Arame (R. João Gava, 920), Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127), Cine Passeio (R. Riachuelo, 127) e Teatro da Vila (R. Dani Xavier da Silva, 451)

Quanto: R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)

Ingressos e programação completa: no site do evento

Por Brunow Camman
15/06/2024 10h00

Artigos Relacionados

Cinema paranaense tem mostra exclusiva no Olhar de Cinema

“Retrato de um Certo Oriente”: estreia no Olhar de Cinema traz belos segredos de uma saga de imigrantes