A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, em 12 de maio (terça-feira), show da flautista Odette Ernst Dias, que abre a sétima temporada da Série Solo Música em Curitiba. Até o final do ano, serão realizados dez concertos, sempre na segunda terça-feira de cada mês.

O primeiro recital do projeto é uma homenagem à Odette, que, aos 85 anos, realiza recital inédito, baseado no seu álbum solo Horizontes (2011).

A flautista francesa chegou ao Brasil no início dos anos 1950 e construiu uma carreira sólida como intérprete e professora de flauta. “É um recital perfeito para a abertura da temporada, pela importância de Odette Ernest Dias e pelo repertório escolhido”, conta Alvaro Collaço, produtor, criador e curador da Série.

A musicista é reconhecida pela ousada fusão de obras de compositores de épocas distintas, como o barroco Johann Sebastian Bach e o norte-americano Paul Horn, morto no ano passado, além do barroco François Couperin, do impressionista Claude Debussy e de Heitor Villa-Lobos.

A ideia de convidar Odette para a Série Solo Música surgiu quando Collaço ouviu o álbum Horizontes na Igreja do Caraça, em Catas Altas, interior de Minas Gerais.

Odette uniu as sarabandas das suítes de Bach com as músicas do disco Inside, de Paul Horn, gravado em 1968 no Taj Mahal, quando o compositor viajou com os Beatles à Índia. O álbum traz o espírito dos dois compositores: a música abstrata de Bach e a world music de Horn, que explorou a acústica de espaços como a pirâmides do Egito e o Taj Mahal.

Serviço – Odette Ernst Dias

Quando: 12 de maio de 2015

Horário: terça-feira, às 20h

Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280

Classificação: livre

Ingressos: na bilheteria do local

Quanto: vendas a partir de 9 de maio (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Foto: Inácio Parente