Ocupação artística no MUPA estreia no domingo (15/12)

Instalação de Miro Spinelli. Foto: Frederico Pellachin.
Foto: Frederico Pellachin

A última ocupação artística do Museu Paranaense (MUPA) de 2024 acontece neste domingo (15/12), a partir das 10h, com entrada gratuita. A instalação “o corpo ali onde não está”, do artista e pesquisador Miro Spinelli, foi selecionada no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine. A mostra é livre para todos os públicos.

Performance

Miro Spinelli é artista e pesquisador que atua nas imbricações entre performance, escrita, artes visuais e teoria. É mestre em Artes da Cena pela UFRJ, em Filosofia e Estudos da Performance pela New York University (Estados Unidos) e é doutorando no mesmo departamento. Já apresentou trabalhos em festivais, conferências e exposições por cidades da América Latina, Europa e América do Norte. Suas pesquisas e práticas estão engajadas em estratégias anti-coloniais, trabalhando de modo transdisciplinar com foco em perspectivas minoritárias.

“O corpo ali onde não está” faz parte da série “matérias em transição”, na qual o artista coloca em contato um material gorduroso com soda cáustica, resultando numa reação química que transforma os materiais em sabão. Miro Spinelli pretende coletar 200 litros de óleo de fritura dos bares e restaurantes no entorno do museu. Assim, a instalação em larga escala promove aproximação da comunidade local e discute reciclagem de material altamente poluente.

O óleo queimado, de coloração marrom, muda gradativamente de cor durante o processo químico, clareando aos poucos. A forma abstrata que se assemelha a um corpo disforme se modifica e ganha tons que remetem a tons de pele. Na desmontagem da obra, última etapa do projeto, o público é convidado a levar embora partes quebradas da obra.

Pesquisa

O trabalho faz parte de uma pesquisa iniciada em 2014 pelo artista, com o projeto “Gordura Trans”, de programas performativos para corpos gordos e dissidentes de gênero em contato com diversos materiais gordurosos. Miro discute questões como a materialidade em transformação. “O artista volta-se para materiais em constante mutação, distanciando-se de uma perspectiva objetual e aproximando-se da experimentação: coisas, corpos, carnes, matérias, espaços, existências – humanas e não humanas. Spinelli se interessa por transições, transformações, mudanças, variações e abstrações de várias ordens”, descreve o escritor Francisco Mallmann, que assina o texto crítico da exposição.

SERVIÇO – Instalação “o corpo ali onde não está” de Miro Spinelli em Curitiba

Quando: 15 de dezembro de 2024 (domingo)

Horário: a partir das 10h

Onde: Museu Paranaense – MUPA (R. Kellers, 289)

Quanto: entrada gratuita

Classificação indicativa: livre.

Por Brunow Camman
11/12/2024 15h00

Artigos Relacionados

Performance e oficina gratuitas movimentam quarta (18/12) do MAC em Curitiba

Exposições em Curitiba para visitar em dezembro