Obra de Banksy, primeira do artista a chegar no Brasil, está na exposição “OSGEMEOS: Segredos”

Foto: Eduardo Macarios.

A produção original da Pinacoteca de São Paulo “OSGEMEOS: Segredos”, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer até abril de 2022, conta com uma obra feita em uma parceria dos irmãos Pandolfo com o artista britânico Banksy. O trabalho é o primeiro do artista a ser exibido no Brasil.

Banksy é um artista de rua mundialmente conhecido, com uma obra recentemente leiloada a R$ 121 milhões. A obra feita com OSGEMEOS foi produzida de maneira orgânica em um estúdio, e exibida embaixo do High Line, em Nova York, além de estampar a capa da revista independente e alternativa The Village Voice.

Além da parceria inédita, a exposição conta com mais de 850 itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, desenhos e cadernos de anotações dos artistas. A mostra ocupa todos os espaços expositivos da Torre e do Olho do MON, e para visitá-la é necessário adquirir o ingresso exclusivamente pelo site do MON.

“OSGEMEOS: Segredos” é a primeira retrospectiva de grande porte que examina a produção dos artistas desde o começo da década de 1980 até a atualidade. “Esta é a maior exposição já produzida por eles”, comenta Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo e curador da mostra.

Por Julia Schneider
19/10/2021 12h15

Artigos Relacionados

Museu Oscar Niemeyer conta com programação artística para maiores de 60 anos

Arte e arquitetura se encontram na programação do mês da Bienal On-line