O verão de Shawn Mendes – confira a nova faixa, “Summer of Love”, e relembre a trajetória do artista!

O mediterrâneo não foi mais o mesmo depois da passagem de Shawn Mendes por Maiorca, no leste da Espanha. Aliás, o clima de veranico em meio ao nosso inverno curitibano não poderia ser melhor para entrar na onda do novo clipe e single de Shawn Mendes, “Summer of Love”, lançado nesta sexta-feira, 20 de agosto, que leva o paradisíaco cenário praiano como plano de fundo. 

Coloca pra tocar aí pra já entrar no clima!

Depois de uma onda mais introspectiva nas faixas de seu mais recente álbum, “Wonder”, lançado em dezembro de 2020; o cantor embarca num “feeling” mais animado, perfeito para a atual estação no hemisfério norte. A faixa é creditada ao lado de Tainy, produtor e compositor de Porto Rico que sem dúvida ajuda a deixar um toque levemente latino na composição. A música contagia e traz até uma referência para a namorada do cantor, Camila Cabello, quando ele diz: “meditação e tequila, te chamando de ‘senhorita’, não sabia o quanto precisava de você, odeio quando tenho que deixá-la”, completa. Um dos seus maiores hits da carreira de Shawn foi a música “Señorita”, faixa em parceria com a cantora.

Esse clima mais animado, menos dramático e despretensioso, é um convite a lembrar de onde tudo começou para o cantor. Shawn parece estar mais confortável, abraçado ao seu violão, sem precisar provar nada a ninguém. Vamos relembrar?

Do YouTube para os estádios – trajetória de sucesso

Em entrevista para a Clash Magazine em 2017, o jovem canadense já profetizou – “eu quero criar hinos para as pessoas. Quero criar hinos para os grandes momentos em suas vidas”, disse ele. 

Mal dá para imaginar que há cerca de oito anos o cantor estava aprendendo a tocar violão com tutoriais do YouTube. Assim foram os primeiros passos da carreira dele, que pouco tempo depois começou a postar seus vídeos de covers na internet. O primeiro a atrair mais espectadores foi de “As Long As You Love Me”, do conterrâneo Justin Bieber, que foi ao ar no extinto Vine, em 2013 (quem lembra?). Ao fazer sucesso na rede com seus vídeos curtos de covers, ele assinou com a Island Records em maio de 2014. O primeiro single saiu no mesmo ano, “Life of The Party” – que a gente vai colocar pra ouvir agora!

Com o hit, Shawn se tornou o mais jovem artista a estrear uma música no top 25 da parada Hot 100 da Billboard. Logo depois veio o seu primeiro álbum completo de estreia, “Handwritten”, que ficou em 1º lugar na Billboard 200. Foi desse trabalho um de seus primeiros singles mais conhecidos – “Stitches”. Lembro que provavelmente foi essa a primeira música que ouvi do Shawn, que já conquistava com seu carisma, tom de voz e talento.

O sucesso do cantor não passou despercebido. Logo depois, uma artista pop muito conhecida já o convidou para abrir seus shows em turnê pelos Estados Unidos. Taylor Swift já abriu espaço para muitos artistas que vieram a conquistar o mundo pouco tempo depois (a Fearless Tour, de 2009, tinha Justin Bieber como artista de abertura. A Red Tour, de 2013, contou com Ed Sheeran!). Shawn Mendes foi responsável pela abertura das noites da 1989 Tour, em 2015 – mesmo ano em que lançou a primeira parceria com sua futura namorada, Camila Cabello, na música “I Know What You Did Last Summer”, enquanto ela ainda fazia parte do girl group Fifth Harmony.

Mas o sucesso só cresceu. Em 2016, Shawn lançou seu segundo álbum, “Illuminate”, que ficou novamente em primeiro lugar na Billboard. Desse trabalhou saíram alguns de seus hits mais conhecidos – “Treat You Better” e “Mercy”; e depois “There’s Nothing Holding Me Back”; a última lançada na versão deluxe do álbum, em 2017. Nesse ponto, Mendes já estava lotando arenas em todo o mundo, inclusive o cobiçado Staples Center, em Los Angeles, e The O2 arena, em Londres. 

A maturidade sonora veio com seu terceiro álbum, que leva seu próprio nome e chegou ao público em 2018. Desse trabalho vem “In My Blood”, e mais uma turnê ao redor do mundo. Aliás, quem vê o documentário de Shawn disponível na Netflix pode perceber que o rapaz trabalha incansavelmente – sempre produzindo, fazendo shows, entretendo o público e fazendo aquilo que mais ama. 

O primeiro número 1 na Billboard Hot 100 veio de mais uma parceria com Camila – “Señorita”, lançada em 2019. No ano seguinte, o artista lançou o seu trabalho mais introspectivo e autoral, “Wonder”, em dezembro de 2020. Além da faixa título, o álbum conta com outra parceira, “Monster”, com Justin Bieber. 

Pouco a pouco, Shawn vai solidificando sua identidade como artista, se separando de suas inspirações e se envolvendo em seu próprio mundo. O mais recente single demonstra um desprendimento com o que os outros pensam, e uma vontade de ser a fundo quem ele é. É isso que tanto amamos nele, não é?

Por Angela Antunes
20/08/2021 18h12