O vampiro e o poeta: encontro literário gratuito celebra Dalton Trevisan e Paulo Leminski

Foto: Divulgação

Dois dos maiores nomes da literatura paranaense, Dalton Trevisan e Paulo Leminski são tema do Encontro Literário realizado pelo Solar do Rosário e Academia Paranaense de Letras no Auditório Regina Casillo, no próximo dia 26, às 19h, com entrada gratuita. O evento será mediado pelo romancista João Almino. Os ingressos gratuitos devem ser retirados pelo site Sympla

Para promover um mergulho profundo na obra de Dalton Trevisan e Leminski, João Almino, que é acadêmico da ABL, recebe também os convidados Rosiska Darcy de Oliveira, Cristina Aragão, Caetano Galindo, Áurea Leminski e Christian Schwartz. O grupo de convidados é formado por pessoas próximas aos dois, pesquisadores e estudiosos dos trabalhos deles. A conversa literária faz parte do projeto “Plano Anual Solar do Rosário”, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. 

Homenageados

O momento é mais do que propício para a valorização da escrita feita no Paraná. Leminski foi o escritor homenageado na edição 2025 da Feira Literária de Parati (Flip), no início desse mês, e os dois autores foram laureados recentemente com a Ordem do Mérito Cultural, a maior honraria do Governo Federal no setor. “Dalton Trevisan estaria completando 100 anos este ano; Paulo Leminski teria feito há pouco 80 anos”, explica Almino. “São nomes importantes não apenas para a literatura do Paraná, mas para quem, em qualquer lugar, se interesse pela ficção, em especial pelo conto (caso de Dalton Trevisan), e pela poesia (caso de Leminski)”.

SERVIÇO – O VAMPIRO E O POETA: ENCONTRO LITERÁRIO

Quando: 26 de agosto de 2025 (terça-feira)

Horário: a partir das 19h

Onde: Solar do Rosário (R. Lourenço Pinto, 500)

Quanto: entrada gratuita

Ingressos: retirar convite gratuito no site Sympla.

Por Sarah Zonta Tafner
21/08/2025 15h00

Artigos Relacionados

Vendas para show extra de Ney Matogrosso em Curitiba começam no dia 26 de agosto

Projeto em Curitiba fortalece educação inclusiva para jovens neurodivergentes