Na sincronia das badaladas do relógio batendo nove horas, pedaços desiguais de miolo e casca de pão francês adormecido, com e sem gergelim – e em uns dias atípicos, resto de massa de pizza de micro-ondas – são atirados ao lago em meio ao coqueiral, estreando o primeiro ato do dia do espetáculo da dança dos peixes.
Como se em um verdadeiro palco, os peixes dançarinos e acrobatas se lançam, nos mais agudos e graves ângulos, buscando o petisco humano boiando nas margens. A cada movimento dos artistas aquáticos, com direito a saltos e pulos para a superfície, as águas bailam em ondas e o sol, dirigindo a iluminação, faz raios refletirem sobre as escamas e marolas.
Dentre todos os personagens, de diferentes tamanhos, figurinos e, provavelmente, espécies, um protagoniza – o Tanso. O protagonismo do Tanso se justificou inicialmente apenas pela quebra do ditado “tamanho não é documento”, pois se não fossem suas dezenas de gramas a mais do que seus companheiros, passaria como um mero figurante do show.
Tanso era tão maior que alguns nadadores, que poderia facilmente engoli-los em uma bocada – como a baleia que abocanhou o Pinóquio, ou a outra que abocanhou aquelas duas senhoras de caiaque, no Canadá ou algo que o valha. Também não tinha problemas de locomoção passíveis de justificar sua ineficiência. À principio, o problema do tanso era tansisse – da pura. As migalhas de pão, praticamente colocadas em sua frente, sempre eram roubadas por outros peixes famintos à sua volta.
As teorias e hipóteses antes de sua nomeação foram várias. Seria o tanso cego? Mas não. Pois ele nadava até o pedaço de massa- via o fluxo e seguia o caminho até a recompensa. Até poderia se cogitar de que seus movimentos eram iniciados apenas por sentir a multidão de seus colegas vibrando na mesma direção, se não fosse por certa vez que o olhei nos olhos. Após criticá-lo por não conseguir comer o petisco, ele me retornou um olhar fulminante de “olha como fala comigo”. Nesse dia tive certeza da sua capacidade de enxergar, de tão fundo que olhou para minhas pupilas retraídas pela luz solar.
A outra alternativa é que o Tanso fosse a mãe daquela cambada toda de peixes, ou pelo menos de parte dela. Mas não. A suposta mãe chegava a quase cheirar o pedaço de pão ou pizza boiando e amolecendo na água, mas antes de abrir a boca o petisco já desaparecia de seu alcance. Se mãe fosse, por que iria quase comer para depois não comer? Ficaria, desde o momento que o petisco caísse na água, apenas observando seus peixes filhotes disputando comida, ou não daria à mínima e comeria do mesmo jeito. Mas não iria quase comer e de repente baixar uma crise de moral e consciência e deixar seus filhotes se alimentarem antes dela mesmo.
Até que um dia, quando o cardápio do jantar da noite anterior tinha sido pão com pernil, não sobrando nem uma fibra de pernil ou uma metadinha de um pão para alimentar os peixes, mantendo o espetáculo em cartaz, o petisco jogado foi mamão ao invés de uma massinha inocente. Tão logo os pedaços distribuídos e jogados pelo lago atingiram a água, Tanso passou de um ponto ao outro, em uma velocidade surpreendente, comendo todos os pedaços de mamão – quase como mordendo a fruta inteira. Explicado o problema de Tanso, mais uma vítima dos problemas de saúde em alta de nossa sociedade – intolerância a glúten.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.