O que o universo pode me informar…

Você conhece a teoria do Centésimo Macaco?

Esta teoria nos conta sobre uma experiência realizada com macacos em uma ilha isolada, sem contato com outras ilhas ou outros animais. Após um longo período com dificuldades extremas para quebrar os cocos ali deixados pela equipe de pesquisa, para servirem de alimento para os macacos, um destes macacos descobre como quebrar o coco sem perder o líquido de seu interior.

Aqueles macacos próximos a este primeiro passam a abrir o coco da mesma forma e obtém sucesso também. Na seqüência um grande número de macacos aprende a técnica e passa a executá-la da mesma forma. Então a “mágica” acontece! Após um significativo numero de indivíduos passarem a realizar uma tarefa de maneira automática e inconsciente, o “universo” informa este conhecimento para o restante dos membros da espécie, que passam instintivamente a reproduzir este conhecimento sem nem ao menos telo aprendido ou visto antes. Este é o centésimo primeiro macaco.

O “universo” aqui descrito possui um nome científico: Campo Mórfico. É o “local”, a “área” onde se encontram os nossos conhecimentos instintivos, as nossas percepções e as nossas sensações não explicadas, além do nosso inconsciente coletivo. É através dele que sabemos as coisas sem as termos aprendido formalmente. É o Campo Mórfico que nos informa tudo o que precisamos saber para podermos viver.

Apesar das pesquisas nesta área ainda serem negligenciadas pela ciência tradicional, o conhecimento do Campo Mórfico tem auxiliado significativamente áreas como a Psicologia, a Biologia, a Antropologia, a Geografia entre outras, pois ajudam a demonstrar como se dão os processos de construção do pensamento e das ações dos seres vivos de modo geral. Mas como este conhecimento pode me ajudar a alcançar a Felicidade?

Já sabemos que nossos antepassados nos transmitem muito mais que apenas caracteres biológicos, como a cor dos olhos, da pele e dos cabelos. A herança deles se manifesta também através da repetição de comportamentos, visões de mundo e concepções ideológicas. Neste sentido o entendimento da existência do Campo Mórfico nos ajuda a entender como suas experiências traumáticas, suas frustrações e traumas conseguem chegar até nós, mesmo sem nunca termos tido sequer um único contato pessoal com estes antepassados.

Sensações de tristeza, desânimo, medo, ansiedade, frustrações sem sentido, ou seja, todo aquele sintoma que não se justifica frente à realidade vivenciada pelo indivíduo, ou toda dor desmedida, sem razão e fora do contexto, pode, sem dúvidas ser uma informação transmitida até você pelo Campo Mórfico. E sentir estas emoções é tão forte e real como se você as tivesse realmente vivido ou presenciado! Isso faz sentido para você?

Processar estas informações e auxiliar as pessoas e revolverem estes temas pendentes em seus sistemas familiares é o trabalho da Constelação Familiar e da Psicogenealogia. Como sugestão, que tal você aproveitar o dia de hoje para acessar o site Saber Sistêmico, onde dezenas de pessoas já deixaram seus relatos com experiências e vivências envolvendo as Constelações Familiares e seus resultados? Boa leitura e até a semana que vem.

Link do Site Saber Sistêmico: https://sabersistemico.com.br/

SPOILERS: Na próxima semana: Pertencimento…

Por Kelly Von Knoblauch
13/06/2021 15h00