O que fazer de graça no Feriado da Independência em Curitiba

Bosque Alemão. Foto: Daniel Castellano/SMCS.
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Nesse 07 de setembro de 2024, o feriado de Dia da Independência cai num sábado – seguido pelo Dia da Padroeira de Curitiba no domingo. Com perspectiva de dias quentes, a cidade tem opções gratuitas para aproveitar o descanso. Parques, exposições e muitas outras pedidas são ideais para quem fica na capital paranaense no fim de semana.

Confira a lista de indicações gratuitas para o Feriado da Independência em Curitiba:

Jardim Botânico

Jardim Botânico. Foto: Daniel Castellano / SMCS.

Jardim Botânico. Foto: Daniel Castellano / SMCS.

Ponto turístico da cidade, o Jardim Botânico abre inclusive em feriados, das 6h às 19h30. A estufa é uma das mais visitadas construções da cidade. O espaço ainda tem muita área verde e o Jardim dos Sentidos, para experimentar um contato maior com as plantas.

Onde: R. Engenheiro Ostoja Roguski, 350.

Parque Barigui

Parque Barigui. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

Outra boa opção para o feriado é o Parque Barigui. Com espaço aberto e contato com a natureza, tem pistas para caminhada e corrida e podem ser avistadas as famosas capivaras.

Onde: entrada principal pela Av. Cândido Hartmann, 2355.

Shopping Mueller

Mostra Eu Vejo Assim. Foto: Divulgação.

Mostra Eu Vejo Assim. Foto: Divulgação.

No feriado, estará exposta a mostra “Eu Vejo Assim”, que mistura linguagens artísticas com o mundo lúdico das crianças com síndrome de Down. A visita é gratuita, no sábado e domingo, das 14h às 20h, no Shopping Mueller.

Onde: Av. Cândido de Abreu, 127.

Shopping São José

Xperience Shopping São José. Foto: Divulgação.

Xperience Shopping São José. Foto: Divulgação.

No Shopping São José, as crianças e adolescentes aproveitam uma exposição imersiva gratuita.“Xperience – Ciência e Diversão” usa ciência para entreter. É preciso retirar ingresso, com antecedência em caso de filas. As lojas abrirão no feriado das 14h às 20h, e a praça de alimentação e opções de lazer das 11h às 22h.

Onde: R. D. Izabel a Redentora, 1434.

SFCO179

Exposição Pinturas Para ouvir no SFCO179 Foto Reprodução Instagram

Exposição “Pinturas Para Ouvir” no SFCO179. Foto: Reprodução Instagram.

A galeria do SFCO179 recebe uma nova exposição: “Pinturas para ouvir”, de Adriane Pasa. A artista mistura pinturas com partituras, revelando corações pulsantes de música e arte. A galeria pode ser visitada no feriado, sábado e domingo, das 12h às 18h. No mesmo espaço, funcionam pedidas gastronômicas como Royalty Café e o restaurante Tijolo.

Onde: R. São Francisco, 179.

Feira do Vinil

Feira de Vinil. Foto: Reprodução.

Feira de Vinil. Foto: Reprodução.

A Feira Nacional Curitiba Vinil acontece nesse sábado com uma presença especial. O evento contará com Gerson Conrad, compositor, instrumentista e cantor que fez parte da formação clássica do grupo Seco & Molhados. Ele fará sessão de autógrafos das 11h às 13h. A feira tem ainda mais de 30 expositores com vinis usados, raridades, sorteio de discos importados e discotecagem para embalar a tarde. A Feira Nacional Curitiba Vinil acontece das 9h às 18h.

Onde: Galeria A Travessa (entradas pela R. São Francisco, 232, ou R. 13 de Maio, 439).

Bosque Alemão

Bosque Alemão. Foto: Daniel Castellano / SMCS.

Com ampla área verde e muitas flores, o Bosque Alemão celebra a cultura dos imigrantes alemães no Paraná. O mirante de madeira permite uma vista da cidade por entre as copas das árvores, e um caminho por entre a mata é acompanhado pela história de João e Maria. Uma construção recria a fachada de casas tradicionais dos povos germânicos no Brasil.

Onde: R. Nicolo Paganini, s/n.

Museu Casa Alfredo Andersen

Museu Casa Alfredo Andersen. Foto: Reprodução Facebook.

Museu Casa Alfredo Andersen. Foto: Reprodução Facebook.

Uma exposição tem último dia de exibição no Dia da Independência no Museu Casa Alfredo Andersen. “Conflito Geracional” é um retrato contemporâneo de Jefferson Svoboda, em exibição na sala dos retratos. A intervenção dialoga com a mostra permanente da casa, convidando o público a refletir sobre a passagem das gerações e a conexão do passado com o futuro. No domingo, ainda podem ser vistas as obras permanentes do museu, que abre de terça a domingo, gratuitamente, das 10h às 17h.

Onde: R. Mateus Leme, 336.

Memorial Paranista

Memorial Paranista. Foto: Lucilia Guimarães.

Memorial Paranista. Foto: Lucilia Guimarães.

O Memorial Paranista reúne obras de João Turin no Parque São Lourenço. Os trabalhos apresentam uma visão do estado, buscando uma construção de identidade que passa por figuras públicas, cenários naturais e a presença indígena. Grandes esculturas são o destaque do local.

Onde: R. Mateus Leme, 4700.

Parque Tanguá

Parque Tanguá. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Parque Tanguá. Foto: Ricardo Marajó/FAS.

A vista do Parque Tanguá está entre as favoritas tanto de turistas quanto de moradores de Curitiba. Uma cascata de 65 metros cai sobre o paredão de rocha, e o mirante tem uma vista ampla da cidade, criando uma ambientação especial ao pôr do sol.

Onde: R. Oswaldo Maciel, 97.

Umbrella Expo

Umbrella Expo. Foto: Ugo Still.

Umbrella Expo. Foto: Ugo Still.

No domingo, o Salão de Vidro do Museu Oscar Niemeyer recebe uma exposição única. A Umbrella Expo reúne guarda-chuvas que foram pintados por mais de 70 tatuadores diferentes, gerando resultados visualmente criativos. A mostra gratuita acontece a partir das 10h.

Onde: R. Mal. Hermes, 999.

Por Brunow Camman
05/09/2024 14h43

Artigos Relacionados

Experiência turística sensorial promove passeio acessível para pessoas cegas

Setembro Roxo: Curitiba ganha iluminação especial para conscientização sobre saúde