
Nesse 07 de setembro de 2024, o feriado de Dia da Independência cai num sábado – seguido pelo Dia da Padroeira de Curitiba no domingo. Com perspectiva de dias quentes, a cidade tem opções gratuitas para aproveitar o descanso. Parques, exposições e muitas outras pedidas são ideais para quem fica na capital paranaense no fim de semana.
Confira a lista de indicações gratuitas para o Feriado da Independência em Curitiba:

Jardim Botânico. Foto: Daniel Castellano / SMCS.
Ponto turístico da cidade, o Jardim Botânico abre inclusive em feriados, das 6h às 19h30. A estufa é uma das mais visitadas construções da cidade. O espaço ainda tem muita área verde e o Jardim dos Sentidos, para experimentar um contato maior com as plantas.
Onde: R. Engenheiro Ostoja Roguski, 350.

Parque Barigui. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.
Outra boa opção para o feriado é o Parque Barigui. Com espaço aberto e contato com a natureza, tem pistas para caminhada e corrida e podem ser avistadas as famosas capivaras.
Onde: entrada principal pela Av. Cândido Hartmann, 2355.

Mostra Eu Vejo Assim. Foto: Divulgação.
No feriado, estará exposta a mostra “Eu Vejo Assim”, que mistura linguagens artísticas com o mundo lúdico das crianças com síndrome de Down. A visita é gratuita, no sábado e domingo, das 14h às 20h, no Shopping Mueller.
Onde: Av. Cândido de Abreu, 127.

Xperience Shopping São José. Foto: Divulgação.
No Shopping São José, as crianças e adolescentes aproveitam uma exposição imersiva gratuita.“Xperience – Ciência e Diversão” usa ciência para entreter. É preciso retirar ingresso, com antecedência em caso de filas. As lojas abrirão no feriado das 14h às 20h, e a praça de alimentação e opções de lazer das 11h às 22h.
Onde: R. D. Izabel a Redentora, 1434.

Exposição “Pinturas Para Ouvir” no SFCO179. Foto: Reprodução Instagram.
A galeria do SFCO179 recebe uma nova exposição: “Pinturas para ouvir”, de Adriane Pasa. A artista mistura pinturas com partituras, revelando corações pulsantes de música e arte. A galeria pode ser visitada no feriado, sábado e domingo, das 12h às 18h. No mesmo espaço, funcionam pedidas gastronômicas como Royalty Café e o restaurante Tijolo.
Onde: R. São Francisco, 179.

Feira de Vinil. Foto: Reprodução.
A Feira Nacional Curitiba Vinil acontece nesse sábado com uma presença especial. O evento contará com Gerson Conrad, compositor, instrumentista e cantor que fez parte da formação clássica do grupo Secos & Molhados. Ele fará sessão de autógrafos das 11h às 13h. A feira tem ainda mais de 30 expositores com vinis usados, raridades, sorteio de discos importados e discotecagem para embalar a tarde. A Feira Nacional Curitiba Vinil acontece das 9h às 18h.
Onde: Galeria A Travessa (entradas pela R. São Francisco, 232, ou R. 13 de Maio, 439).

Bosque Alemão. Foto: Daniel Castellano / SMCS.
Com ampla área verde e muitas flores, o Bosque Alemão celebra a cultura dos imigrantes alemães no Paraná. O mirante de madeira permite uma vista da cidade por entre as copas das árvores, e um caminho por entre a mata é acompanhado pela história de João e Maria. Uma construção recria a fachada de casas tradicionais dos povos germânicos no Brasil.
Onde: R. Nicolo Paganini, s/n.

Museu Casa Alfredo Andersen. Foto: Reprodução Facebook.
Uma exposição tem último dia de exibição no Dia da Independência no Museu Casa Alfredo Andersen. “Conflito Geracional” é um retrato contemporâneo de Jefferson Svoboda, em exibição na sala dos retratos. A intervenção dialoga com a mostra permanente da casa, convidando o público a refletir sobre a passagem das gerações e a conexão do passado com o futuro. No domingo, ainda podem ser vistas as obras permanentes do museu, que abre de terça a domingo, gratuitamente, das 10h às 17h.
Onde: R. Mateus Leme, 336.

Memorial Paranista. Foto: Lucilia Guimarães.
O Memorial Paranista reúne obras de João Turin no Parque São Lourenço. Os trabalhos apresentam uma visão do estado, buscando uma construção de identidade que passa por figuras públicas, cenários naturais e a presença indígena. Grandes esculturas são o destaque do local.
Onde: R. Mateus Leme, 4700.

Parque Tanguá. Foto: Ricardo Marajó/FAS.
A vista do Parque Tanguá está entre as favoritas tanto de turistas quanto de moradores de Curitiba. Uma cascata de 65 metros cai sobre o paredão de rocha, e o mirante tem uma vista ampla da cidade, criando uma ambientação especial ao pôr do sol.
Onde: R. Oswaldo Maciel, 97.

Umbrella Expo. Foto: Ugo Still.
No domingo, o Salão de Vidro do Museu Oscar Niemeyer recebe uma exposição única. A Umbrella Expo reúne guarda-chuvas que foram pintados por mais de 70 tatuadores diferentes, gerando resultados visualmente criativos. A mostra gratuita acontece a partir das 10h.
Onde: R. Mal. Hermes, 999.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.