Que o mercado cinematográfico de animações vem numa grande crescente não é novidade para ninguém. Contamos anualmente com muitos exemplares do gênero e normalmente surgem boas produções para toda a família. Entretanto, em meio a tal onda acabam aparecendo alguns exemplares pra lá de descartáveis e até mesmo as grandes produtoras não escapam disso. E é aí que entra O Poderoso Chefinho, mais nova animação da gigante DreamWorks e estreante nesta quinta, 30, em território brasileiro.
A trama já é bem batida: desespero do então filho único ao saber que irá ganhar um irmãozinho, com quem terá que dividir a atenção, porém o novo integrante da família já fala e se porta como um adulto. O Poderoso Chefinho está ali em missão infiltrada para “garantir” a chegada de mais bebês às famílias em um cenário que os animais de estimação vêm ganhando espaço (único diferencial no roteiro e muito mal aproveitado).
O Poderoso Chefinho na verdade é baseado no livro de mesmo nome lançado em 2010 pela escritora Marla Frazee, famosa nos EUA por suas obras infantis. Aqui foi adaptado às telonas pelo roteirista Michael McCullers, “conhecido” pelo escrachado ‘Austin Powers’, e com pouquíssimo tato para animações familiares. O diretor é Tom McGrath, responsável pela trilogia ‘Madagascar’ e ‘Megamente’, que já acostumado com o gênero consegue extrair algumas cenas interessantes.
O trocadilho encontrado pelos distribuidores foi uma forma de ligar o estilo do personagem principal com um dos maiores filmes de todos os tempos, e assim surgiu O Poderoso Chefinho. Chega até ser uma ofensa com a grandiosa obra de Coppola em ter seu nome ligado à isso. A animação exagera no tom e acaba delirando de uma forma que cansa o espectador.
Em O Poderoso Chefinho temos dois protagonistas: o menino mais velho que é muito chato, assim como todas suas frescuras e lado imaginativo. E o tal bebê falante irritando na maioria das vezes e que ao invés de ser fofinho acaba se tornando esquisito, assim como a corporação onde trabalha. Os desfechos são totalmente previsíveis e o roteiro encontra caminhos beiram o cômico (no sentido ruim/de tão mal elaborado).
Existem alguns momentos legais e uns plots interessantes como o desespero de perder a atenção ao ganhar um irmão e a “disputa” entre filhos ou pets. É possível se descontrair nos momentos do grupo de bebês falantes, principalmente com o gigante guarda-costas, e em sacadas rápidas que funcionam bem.
Só que em uma análise geral, O Poderoso Chefinho é uma das animações mais fracas dos grandes estúdios e fracassa fortemente em tempos onde Pixar/Disney crescem absolutas com animações brilhantes. No final temos uma produção que talvez funcione como um passatempo infantil e nada mais.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.