O Pequeno Príncipe vira peça de teatro com entrada gratuita e Libras

O Pequeno Príncipe. Foto: Elenize Dezgeniski.
Foto: Elenize Dezgeniski

Um clássico da literatura é adaptado para o teatro em uma versão inclusiva com Libras. “O Pequeno Príncipe” é realizado pela Cia. Fluctissonante no Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural. A temporada vai de 10 a 25 de agosto, com sessões aos sábados e domingos, às 15h, e ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do espetáculo.

A adaptação do livro mais famoso de Antoine de Saint-Exupéry já esteve nos palcos em 2023, e retorna como parte do projeto Difusão Fluctissonante. A companhia tem reinterpretado espetáculos de sua história, oferecendo novas oportunidade ao público de apreciar o teatro. Uma característica marcante de Fluctissonante é encenar peças em português e em Libras simultaneamente, sem uso de tradução fora do palco. Os próprios atores e atrizes que interpretam nas duas línguas.

Espetáculo

Quem sobe ao palco são os atores Catharine Moreira, Lucas dos Santos e Helena de Jorge Portela e Igor Augustho (que se alternam em sessões). A atriz surda Catharine Moreira interpreta o famoso príncipe, enquanto o elenco se reveza em personagens como o aviador, a rosa e a raposa. A peça busca tanto aproximar crianças surdas do clássico da literatura quanto as crianças ouvintes dos seus primeiros sinais em Libras. “O Pequeno Príncipe” já foi encenado em Ponta Grossa, Natal (RN), Itajaí (SC) e Piracicaba (SP). Em novembro, será apresentada no Rio de Janeiro.

A peça segue a história do livro. Após um acidente de avião, o piloto cai em um deserto onde encontra um principezinho que viajou por vários planetas até chegar à Terra. A criança conta ao aviador suas aventuras e o que aprendeu com cada figura que encontrou em sua jornada.

SERVIÇO – Espetáculo “O Pequeno Príncipe”

Quando: de 10 a 25 de agosto de 2024

Horários: sábados e domingos, às 15h

Onde: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)

Quanto: Gratuito, com ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo.

Por Brunow Camman
26/07/2024 16h48

Artigos Relacionados

“Dóceis”: peça tem entrada gratuita em curta temporada

Samuel de Assis em Curitiba: Peça “E Vocês, Quem São?” discute racismo