Hayao Miyazaki treinou de fato a sua audiência. É impossível entrar numa sala de cinema para assistir um de seus filmes sem esperar algo grandioso e ainda assim sensível. Com O Menino e A Garça não seria diferente.
Para mim, todo o ritual de ir ao cinema faz parte da jornada que o diretor quer nos levar. Algo estrondoso como Duna pede uma sala tecnológica como o IMAX, mas os filmes do Studio Ghibli são íntimos e delicados. Desta vez o Cineplex Novo Batel, com suas cortinas vermelhas e corredores com cheiro de pipoca de rua, ambientaram o que talvez possa ser a última vez que assisto um filme do Miyazaki pela primeira vez nas telonas.
E essa sensação de adeus acompanha o espectador a cada cena. Mahito, o nosso protagonista, dá adeus a sua mãe durante a guerra, a sua cidade ao se mudar para o interior e a normalidade ao descobrir o mundo entre os mortos e os vivos.
Diferente de muitos que possam estar lendo, minha história com os trabalhos do diretor ou do estúdio não começou até poucos anos atrás. Acredito que poucos dos filmes do diretor são de fato infantis e me espanto quando me dizem que assistiram A Viagem de Chihiro sem parar quando crianças.
De onde vejo, Hayao entende a infinidade de possibilidades da animação e a sua capacidade poética singular que excede a ideia de “filme de criança” quando se fala de animação. Em O Menino e A Garça sinto que visualmente o criador traduz todos os seus pensamentos mais mirabolantes, como se seus maiores medos, ansiedades e aspirações fossem colocados em tela.
No enredo, Mahito ao também dar adeus a sua infância e encontra um vida pautada no dever e honra, espelha a história do próprio diretor. E apesar de encontrar um mundo onde tudo é de certa forma perfeito para ele, o menino prefere deixar tudo de lado, e abrir espaço para novas coisas. Talvez – e espero que não – essa seja sua carta de despedida e um convite aos novos criadores.
O Menino e A Garça é o que a animação deve ser. Apesar de experimental e instigante, o filme consegue, com um roteiro intencionalmente convoluto à primeira vista, se agarrar ao tradicional onde importa e tecer uma história que será lembrada por gerações. Depois de ver a Disney definhando ao relançar as mesmas histórias e sugar franquias ao ponto de exaustão é comovente ver os caminhos que ainda podem ser trilhados com o gênero.
E se você não entendeu muito sobre o filme com o que falei por aqui, ótimo! É mais importante que você o sinta e tire suas próprias conclusões. Minha única recomendação é que você o assista.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.