O Malefício da Mariposa é um espetáculo do texto de Federico Garcia Lorca com performance de atores de carne e osso e bonecos, mergulhados no universo dos insetos. Estreou no dia 1 de abril de 2012 e circulou por diversas cidades do Estado e pelo Brasil no Projeto Palco Giratório 2013 do Sesc. Também esteve no Festival de Teatro este ano. A peça retrata uma fábula em um inusitado jardim sob a ótica dos insetos que, assim como os seres humanos, têm suas ações e sensações impulsionadas pelo amor. 

Sob direção de Ana Rosa Tezza e direção de arte de Cristine Conde, o espetáculo utiliza a poesia para se aprofundar no imaginário do público, dirigindo-se a pessoas de todas as idades. Cenários, figurinos e bonecos são criações coletivas dos atores e equipe da Ave Lola. O elenco conta com Ana Rosa Tezza, Janine de Campos e Val Salles no elenco. 

Poeta e dramaturgo espanhol, Lorca foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola, devido ao seu posicionamento socialista e por ser abertamente homossexual. A peça “O Malefício da Mariposa” foi a primeira obra do escritor para os palcos, escrita em 1920. Apesar do perfil revolucionário de seu autor, “O Malefício da Mariposa” é uma comédia, que utiliza como pano de fundo o universo dos insetos para trazer à tona situações vividas pelos seres humanos por conta do amor.

O espetáculo foi indicado a 7 categorias no Troféu Gralha Azul 2012 (premiação dos melhores do teatro paranaense) e foi premiado como Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Sonoplastia.

Serviço – O Malefício da Mariposa

Quando: 30 e 31 de maio (sábado e domingo)

Onde: Centro Cultural do Boqueirão (Rua José Guercheski, 299, Curitiba)

Horário: 20h

Quanto: gratuito

Foto: José Tezza