A Prefeitura de Curitiba lançou a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 na noite dessa terça-feira (30/10). O evento inaugural foi no Memorial da Cidade, anunciando mais de 100 atrações a partir de 22 de novembro. O tema desse ano é “Nosso Coração Está em Festa”, reunindo espetáculos de música, dança, experiências e cenários temáticos e muitas luzes. Serão 46 dias de programação, com apresentações natalinas até 23 de dezembro e decorações que podem ser apreciadas até 06 de janeiro de 2025 (Dia de Reis). A expectativa é reunir em torno de 2 milhões de pessoas para as celebrações de fim de ano.
Entre as atrações estão roda-gigante, carrossel, show de drones, cantatas, autos, balé e decorações por toda a cidade. A solidariedade também estará presente com os cardápios especiais do Mesa Solidária, que oferecerá refeições gratuitas de Natal a idosos carentes, desempregados e pessoas em situação de rua.
O espetáculo inaugural da programação é Auto de Natal do Centro Histórico no dia 22 de novembro, com apresentação gratuita. A região do Largo da Ordem estará toda decorada e recebe a Árvore da Vida, com 11 metros de altura e cinco mil vasinhos de sálvias. Guirlandas gigantes e estrelas de Belém irão valorizar as fachadas de prédios históricos como o Palacete Wolf, o Solar do Rosário, a Igreja do Rosário, a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e o Palácio Garibaldi. Outras duas árvores iluminadas irão embelezar ainda mais o Memorial de Curitiba, que receberá concertos e espetáculos do Pavilhão Étnico, e a Praça João Cândido, onde está o Palácio Belvedere.
Na Rua XV de Novembro, a já tradicional roda-gigante é uma das grandes atrações, com patrocínio de O Boticário. A Árvore da Vida também estará no calçadão mais famoso do Brasil. Com oito metros de altura, a Árvore da Vida, adornada com tons vibrantes de vermelho das flores, fica próxima ao chafariz do calçadão, entre a Rua Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto. Gratuito.
O carrossel do Passeio Público estará de volta. Além de xícaras malucas e cavalinhos, a atração terá acessibilidade para que as crianças com dificuldade de locomoção também possam brincar. O espaço receberá decoração especial, com destaque para a grande árvore natalina. Além disso, os portais de entrada do parque receberão uma iluminação especial, criando uma atmosfera festiva. E na Ilha dos Poetas, a Fundação Cultural realizará um espetáculo do Auto de Natal aberto ao público.
Espetáculo musical gratuito será realizado em praças da cidade.
A solidariedade estará presente nos cardápios especiais do Mesa Solidária, que oferecerá refeições gratuitas de Natal a idosos carentes, desempregados e pessoas em situação de rua. O cardápio natalino do Mesa Solidária terá patrocínio do Restaurante Madalosso.
O Bosque do Alemão também ganha tons natalinos com decoração integral da trilha João e Maria, para visitação sem custo.
Sucesso de público no Natal de 2023, a Escola de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, será palco novamente da Floresta Encantada. Para completar, a Fundação Cultural de Curitiba irá realizar um espetáculo gratuito inspirado nos poemas da Helena Kolody e Olavo Bilac.
Localizada na Avenida Cândido de Abreu, na rotatória em frente à Prefeitura Municipal, no Centro Cívico, a árvore terá mais de 51 mil microlâmpadas em LED e 18 metros de altura.
No icônico Parque Barigui acontecerá o corredor de atrações Caminho de Luz para pedestres e ciclistas. Pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção também poderão percorrer o circuito natalino usando as scooters. E com vista para o lago do Parque Barigui acontecerá um grande show natalino que tem como cenário o skyline da cidade.
Uma novidade para esta edição: a Árvore natalina do Parque Barigui passa de 22 para 25 metros de altura, toda decorada e iluminada. Em dezembro, acontecerá um show de drones luminosos, junto à árvore de Natal, no céu do Barigui.
Patrimônio histórico e cultural da cidade, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais receberá um espetáculo inédito, um show que promete unir a tecnologia com a emoção da música ao vivo. O espetáculo dos músicos será sincronizado com uma projeção interna.
Tradicional drive-thru gratuito do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. No Parque Náutico, os visitantes percorrem as diversas estações natalinas, desde os portais iluminados, passando pela casa do Papai Noel, árvores de Natal e a história do Natal.
As tradicionais feiras de artesanato do Natal de Curitiba, sucesso entre curitibanos e turistas, voltam acorrer nas praças Osório e Santos Andrade. Serão mais de 80 barracas repletas de produtos artesanais, desde decorações natalinas até itens de vestuário e acessórios, além de comidinhas.
O Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, no Campina do Siqueira, ganha uma decoração instagramável com pacotes de presentes gigantes.
O Oratório de Natal do Tanguá reunirá um elenco de 40 artistas que vão celebrar com o público o Natal de Luz. Nessa edição, o parque vai ganhar um adorno especial: uma escultura do Pégasus, o cavalo alado da mitologia grega, será instalada na parte central da cabeceira do espelho d’água. As árvores natalinas que vão compor a decoração serão dispostas uma em cada lado e as apresentações musicais vão acontecer em um palco 360º, que será instalado em cima do espelho d’água. Durante as apresentações, as crianças irão receber “corações iluminados”.
O Jardim Botânico terá várias atrações este ano. Além da estufa com contornos luminosos, trilhas sonoras de Natal pelo Jardim Francês e árvore de Natal de 11 metros de altura, o espaço receberá a Grande Estrela de Belém, sucesso do ano passado, que irá compor um cenário ainda mais especial com toda a decoração. E para completar a atração nesse ponto turístico da cidade, a Fundação Cultural de Curitiba realizará a apresentação de uma Ópera que acontecerá nas escadarias da cidade.
As nove Ruas da Cidadania de Curitiba e a Administração Regional da CIC ganharão decoração especial, com a tradicional árvore e rosácea de luz e receberão um espetáculo produzido pela Fundação Cultural de Curitiba. Já a tradicional Cantata de Natal do Bairro Novo reunirá mil crianças. As atrações nas regionais são gratuitas.
Mais uma temporada do espetáculo “O Quebra Nozes” nas Ruínas São Francisco, de forma gratuita. Obra-prima da dança clássica, criada por Tchaikovsky em 1891, a montagem para o Natal de Curitiba conta com a participação de 30 bailarinos da Curitiba Cia de Dança. Ao lado do palco, uma árvore de luz de 12 metros completa o cenário.
O Memorial Paranista do Parque São Lourenço receberá o Oratório de Natal de Curitiba. Atores, bailarinos e cantores contam o nascimento de Jesus Cristo em um espetáculo de teatro, dança, ópera e circo para encerrar as festividades do Natal de Curitiba, também gratuito.
O tradicional Natal no Paço da Liberdade realizará mais uma edição. A fachada na unidade Sesc Paço da Liberdade será a tela para a exibição de animações encantadoras em projeção mapeada. Artistas se juntarão para contar uma história natalina em ação gratuita.
O 34º Natal do Palácio Avenida terá o tema AbraLaços. Serão três dias de apresentações (13 a 15/12), sendo o primeiro dia um ensaio geral, sempre às 20h15. O evento contará com um coral natalino de 90 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento. O Bradesco é o realizador da tradicional atração natalina gratuita da capital paranaense.
No Umbará, a decoração iluminada das dez casas e de toda a rua sem saída volta a compor a programação do Natal de Curitiba. Além das luzes, árvore de Natal, flores, guirlandas, presépio, Papai Noel e outros detalhes, o local contará com uma praça de alimentação. A atração é paga.
A Prefeitura de Curitiba realiza o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 com o patrocínio das empresas O Boticário, Uninter, Minipreço, Ligga, Ademicon, Electrolux, ParkShoppingBarigüi, Volvo, Grupo Air, Hard Rock Café, Restaurante Madalosso, Servopa, PUC/Marista e Compagas.
Quando: de 22 de novembro de 2024 a 06 de janeiro de 2025
Quanto: diversas apresentações gratuitas
Agenda completa: disponível no site da Prefeitura de Curitiba em curitiba.pr.gov.br.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.