O maior desejo da nossa alma é pertencer!

A grande maioria de nós acredita que o maior desejo de nossa Alma é Ser Feliz! E não estamos inteiramente errados, no entanto, antes de Ser Feliz, a nossa Alma possui uma lealdade profunda com o nosso Sistema Familiar, e antes mesmo de ser Feliz, ela prefere manter-se fiel e pertencente ao seu sistema, seu grupo, seu clã.

O Pertencimento é a primeira das Leis Sistêmicas do Amor apresentadas por Bert Hellinger, o criador das Constelações Familiares. Segundo esta lei, nossa alma e nosso coração sentem-se seguros e felizes se estiverem de acordo com os preceitos e regras de nossos sistemas familiares. Então, nosso subconsciente entende e aceita que antes de tudo, antes mesmo da felicidade, o melhor é fazer parte, ser aceito e pertencer a este grupo com lealdade.

As lealdades e os movimentos de pertencimento são claramente percebidos ao ouvirmos expressões como: “ …todos na minha família são hipertensos!”, “…ninguém na minha família ficou rico”, ou ainda, “todas as mulheres da minha família foram abandonadas por seus companheiros”. Estas sentenças são proferidas muitas vezes com orgulho e satisfação como um troféu por aqueles que estão a repetir o mesmo padrão dentro de seus sistemas familiares. Ao repetirem este padrão, estão incluídos, pertencem e  seguem as regras de forma leal e honrando aqueles que, assim como eles, também sofreram aquela dor ou frustração. Juntos somos um! E desta forma a Alma se alivia ao perceber que é um deles.

Pertencer é agradável e confortável. Todo aquele que foge é regra é considerado um desertor, uma ovelha negra da família, e será então excluído!  E isto não é um movimento agradável para a alma, que prefere antes de tudo fazer parte daquela comunidade de destino, a seguir um outro caminho e ser por fim excluído.

Mas permanecer leal aos nossos sistemas familiares não é uma regra, e rompermos com estas lealdades quebrando nossas crenças limitantes pode ser um primeiro passo para assumirmos nossos verdadeiros destinos e sermos por fim, felizes de verdade. Talvez o grande segredo esteja em compreendermos quais são as amarras que nos prendem a nossos sistemas familiares e aceitar os destinos infelizes de nossos antepassados, agradecendo-lhes por terem trazido a vida até nós, através de um olhar amoroso e grato.

E então, deixar claro, para o nosso coração e nossa alma, que o destino deles não é o nosso, e que apesar de toda a gratidão que temos, decidimos seguir a nossa própria história, construindo quem sabe, para nós e nossos filhos, novas comunidades de destino, mais leves e sem tantas limitações.

Você sabe quais são as lealdades que tem carregado em sua vida que lhe foram dadas pelo teu sistema familiar e que te impedem de ser feliz, de ir adiante? Você pode fazer uma lista, ou quem sabe várias listas, enumerando estas e outras situações e circunstancias positivas e negativas em sua vida.

A autora Lisa Nola publicou o livro Listografia – Sua vida em listas, que é uma experiência impar de explorar teu universo interior e aumentar ainda mais teu autoconhecimento. Quem sabe esta pode ser a chave para você descobrir quais são as lealdade que te impedem de Ser Feliz!

SPOILERS: Na próxima semana: A Lei da Hierarquia…

Por Kelly Von Knoblauch
27/06/2021 11h56