Esta resenha é completamente inviesada
Imagina você, no começo dos anos 2000, assistindo um filme com os carros mais coloridos e tunados já vistos, as melhores cenas de corrida e com um elenco que ficaria para a história. Essa foi primeira vez que você escutou a palavra nitro e depois disso começou a desenhar carros no seu caderno durante a aula de matemática. A verdade é que Velozes e Furiosos, como dito no lançamento, é “uma seita com carros” e em 20 anos os seus fãs continuam fiéis.
Talvez o Vin Diesel não seja o melhor ator do mundo, ou o roteiro nem sempre acerte, mas a família que Justin Lin reuniu ao longo do caminho é o que importa. Amanhã (18) chega aos cinemas de todo mundo Velozes e Furiosos 10, estrelado por Vin Diesel, Jason Momoa e Michelle Rodriguez. A produção é a primeita parte do adeus à família Toretto.
No 11º longa da franquia, a família de Dominic Toretto está sendo ameaçada por um inimigo antigo do herói que busca vingança depois de uma década de sofrimento. O piloto retorna ao Brasil a fim de descobrir como salvar e proteger quem ama.
Em 10 filmes “Los Bandoleros” já fizeram de tudo, desde roubar combustível de um caminhão em movimento a ir ao espaço. Muitos inimigos foram deixados para trás e mais amigos acompanharam a equipe. Talvez por marcar a virada da franquia de uma história sobre pilotos para agentes secretos -ou talvez por ser o melhor filme já feito-, a produção retorna ao 5º longa da franquia, Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio.
Além de simbólica, a escolha traz a história de volta à América Latina, onde os filmes acumulam seu maior número de devotos. Reviver uma família de vilões um pouco esquecida, nos trouxe Jason Momoa, que é de longa uma dos maiores acertos neste adeus.
O ator interpreta o psicopata Dante Reyes, filho do lider do cartel brasileiro morto no quinto filme. Misturando comédia e tragédia, as nuances do que pode ser uma performance de Momoa se revelam. Mesmo interpretando mais uma vez um brutamontes, o Aquaman consegue trazer características únicas ao vilão que o fazem se destacar entre tantos outros.
Infelizemnte nem todas adições ao elenco foram boas ou necessárias. A oscarizada Rita Moreno pegou o avião para Los Angeles apenas para um almoço. A abuelita Toretto tem menos de 5 minutos de tela e não acrescenta em nada ao decorrer do filme. Nem quando a família está sendo perseguida, os agentes lembram da existência dela.Outro exagero foi a escalação de Alan Ritchson. Tudo bem que Dante precisava de um parceiro de crime, mas outro homem em formato de armário não é a mais interessantes das opções.
Desta vez nada muito além do normal acontece, para Velozes e Furiosos pelo menos. Um salto de avião num carro aqui, uma bomba de 2 metros sendo perseguida por uma moto ali, nada demais. Porém, a beleza das cenas de ação deste filme acontece nos detalhes. Voltando as raízes, a ativação do famoso NOX em câmera lenta, seguindo à combustão e um dos momentos que traz uma pitada de nostalgia ao longa.
Alguns buracos no roteiro eram de se esperar em um filme dos Toretto, mas desta vez as peripécias que aconteceram na sala dos escritores incomodam um tanto. Certo, este é o começo do fim de uma história que se constroe a duas décadas, mas a escolha de qual personagem morre ou permanece morto parece ser arbitrária.
No mais, Velozes e Furiosos 10 é um instigante começo de que virá a ser o final da fraquia tão esperado pelos haters. O que eles não podem dizer é que não teve qualidade e não foi um puro suco de entretenimento.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.