Uma voz poderosa. Uma voz que era sinônimo de beleza e potência numa música e de seguidos dias de festa longe de casa num convite. Entre hits, uma carreira conturbada, lindas canções, standards e muita energia está Harry Nilsson.
Harry Edward Nilsson III nasceu em Nova York em 1941. Dono de uma das mais belas vozes do rock, Harry viveu sua carreira como quis: experimentou diferentes produções em seus discos, passou quase toda vida longe dos palcos e avesso a apresentações ao vivo e se aventurou no cinema e até em desenhos. No seu auge preferiu gravar clássicos com uma orquestra a tentar emplacar outro discão. Harry — que era amigo, fã e ídolo dos Beatles — conseguiu seu primeiro grande sucesso em 1969, quando o filme “Perdidos na Noite” teve como tema sua versão de ‘Everybody’s Talkin’.
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Essa música, contudo, havia sido lançada no ano anterior. Em 1968, Harry Nilsson lançou seu segundo disco: Aerial Ballet. Depois do ótimo Pandemonium Shadow Show, de 1967, Harry voltou ao estúdio com várias canções e mais maduro para produzir seu segundo trabalho. Tendo a inspiração para o nome do disco a trupe circense de seus avós, o Aerial Ballet traz as belas composições de Harry unidas a suas fortes interpretações.
Se o único cover do disco, ‘Everybody’s Talkin’, foi a música de maior sucesso, outro destaque é uma música que rendeu muitas versões. ‘One’, uma canção sobre solidão de ótima letra, ficou famosa primeiro com a banda ‘Three Dog Night‘. Essa versão, porém, tem uma interpretação diferente dos sentimentos presentes na versão de Nilsson. O arranjo de cordas e teclas e a interpretação de Nilsson definem a sensação de solidão.
Harry mostra toda sua habilidade de criar belas canções, tanto em suas letras quanto em suas melodias. As dúvidas e incertezas de uma relação que começa — e acaba — está em ‘Together’. E quando a tristeza é bela surge a melancolia, como em ‘I Said Goodbye to Me‘, que é uma despedida pessoal de tudo. Harry revela-se muito versátil em suas composições. Além de canções sobre sentimentos, ele também conta histórias. Em ‘Mr. Richland’s Favorite Song‘, Harry fala sobre a relação de um artista e seu público que o idolatra e que também o abandona. De forma parecida, ‘Mr. Tinker‘ conta a história de um alfaiate. História tristes musicadas em belas melodias.
Além de tudo, o Harry contador de histórias não se priva se tratar sobre a sua própria vida. Ele apresenta a história de como, ainda muito jovem, teve a família abandonada pelo pai. Com o seu humor quase britânico, ‘Daddy’s Song‘ abre o disco e conta essa história familiar de forma às vezes alegre, às vezes irônica. O curioso é que essa música não foi incluída no lançamento original do disco para não competir com a versão dos Monkees. Monkees, alias, que já haviam feito sucesso com a ‘Cuddly Toy‘, também composição de Nilsson. Outra música que veio da sua vivência familiar é a ‘Little Cowboy‘. Como ele mesmo conta, trata-se de uma canção de ninar cantada por sua mãe.
‘The Wailinf of the Willow‘ surpreende ao trazer um certo gosto de bossa nova em seu arranjo e também por ter Harry cantando num tom mais baixo do seu habitual. Já ‘Good Old Desk‘ surpreende na sua temática: tão simples quanto a velha e boa escrivaninha. ‘Don’t Leave Me Baby‘ é um dos pontos altos do disco. Aqui Harry explora uma das suas principais qualidades: transformar a dinâmica da música. Com a sua voz e o arranjo, a música possuiu uma crescente que resulta num ótimo refrão. ‘Bath’, a música que fecha o disco, nos mostra um pouco da vida do Harry. É a mesma sensação que temos em outras músicas dele: nós festamos até não aguentar para voltar para casa e nos prepararmos para mais. É a explosiva mistura de excitação, exaustão e, também, fuga.
E esse estilo de vida, um tanto autodestrutivo, foi muito forte na vida de Nilsson. Um artista que conseguiu estar entre os melhores tanto como compositor quanto como interprete e que, mesmo sendo um compositor pop, jamais se preocupou com o sucesso. Seu talento, seu carisma e sua personalidade o fizeram um artista único e indomável.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.