O artesanato é isso: cuidar do próximo

Estar bem informado do que acontece no mundo, tanto nas redes sociais quanto em telejornais, é sempre muito importante – mas o excesso também é prejudicial. O psicológico se torna uma onda de emoções, e o físico nem tem vontade de se movimentar diante de tantas informações na cabeça. Que tal começar a desprender-se e aliviar toda a tensão e a ansiedade com atividades manuais?

O artesanato tem uma grande influência como efeito terapêutico, é quase uma meditação. Aplicar uma habilidade manual desenvolve a criatividade, a coordenação motora, aprendizagem sobre alguma técnica, protege a saúde mental e estimula as conexões pelas redes sociais. No momento crítico e difícil que estamos vivendo, diversos artesãos conhecedores das mais diferentes técnicas reúnem-se via online para trocar experiências ou, simplesmente, bordar/crochetar/tricotar/pintar como se estivessem um ao lado dos outros pessoalmente. O bordado livre, por exemplo, pode desenvolver a criação de desenhos e letreiros com uma mensagem de apoio, uma reprodução da fotografia de um parente/amigo ou aquela música que transmita positividade. É soltar a imaginação e viajar no que te traz conforto e felicidade. Quando nos deparamos, o dia passou e ficou ainda mais produtivo!

O “ficar em casa” não precisa ser angustiante, e sim, ser visto com outra perspectiva. É utilizar aquele dom adormecido a seu favor, dar aquela repaginada no seu canto favorito, fazer mimos aos amigos e entes queridos. O artesanato é isso: cuidar do próximo. Quando é “de longe”, o significado fica ainda mais especial. Experimente e nos conte aqui nos comentários como foi produzir algo para dar de presente, seja para você ou para alguém especial!

Por Roberta Pinto
06/05/2021 18h52