Em 2013 chegava aos cinemas um filme de thriller/horror que logo foi alçado ao sucesso pela sua premissa incomum. Consegue imaginar uma noite no ano em que todo o tipo de crime está liberado e sem consequências? Essa é a trama de Uma Noite de Crime, apresentando uma família que tenta sobreviver a tal noite de expurgo; nome dado à esta “liberação” e tradução direta do título original ‘The Purge’. Enfim, chegou a hora de descobrirmos como que tudo isso se originou com A Primeira Noite de Crime.

Desde o primeiro longa até aqui, já tivemos Uma Noite de Crime: Anarquia em 2014 e Uma Noite de Crime: A Eleição de 2016. Todos focados em desfechos diferenciados no desenrolar de tal noite, porém sem nunca abordar o início de tudo. Com isso em mente, A Primeira Noite de Crime funcionará bem dizer como um prólogo ao explicar as motivações.

Foram liberados o trailer oficial, cartaz nacional e até mesmo a sinopse deste filme que chegará aos cinemas em 23 de agosto. Em A Primeira Noite de Crime o Governo Americano testará uma teoria sociológica que libera a agressão por uma noite em uma comunidade isolada, com intuito de empurrar a taxa de criminalidade para menos de 1% no resto do ano. Mas quando a violência dos opressores atinge a raiva dos marginalizados, o contágio explodirá as fronteiras da cidade-teste e se espalhará.

O filme será dirigido pelo novato Gerard McMurray substituindo James DeMonaco, que continua apenas como roteirista. Responsável pela criação dos três antecessores, DeMonaco também elaborou uma série para contar o que acontece no restante do ano; que deve ser lançada ainda em 2018. A estreia da película em território americano será exatamente no 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos; bela “coincidência” para o debate/crítica político e social que a obra irá abordar.

Trailer – A Primeira Noite de Crime