Ícone da fotografia paranaense, João Urban terá uma nova exposição no Vale da Música a partir desta quinta-feira (23/05). “Entre o Som do Mar e da Mata” reúne dez cliques do fotógrafo curitibano, expostos no anel superior da Ópera de Arame, até abril de 2025.
As fotos foram selecionadas do livro “Mar e Mata: a serra, a floresta e a baía”, que registra as comunidades caiçaras que resistem ao longo da costa brasileira. “Essa mostra celebra a trajetória de um fotógrafo veterano com mais de sessenta anos de atuação. Seus ensaios contribuíram para a criação da memória visual do nosso estado e conferem forma à nossa existência coletiva e plural”, destaca Milena Costa, curadora da exposição. Nos primeiros quinze dias de exposição, será exibido um documentário que destaca a carreira de Urban. O livro estará à venda na loja Munná, na entrada da Ópera de Arame.
Nascido em 1943, em Curitiba, João Urban começou a fotografar nos anos 1960. Fez fotografia publicitária e documental, esta última celebrando as atividades agrícolas do Paraná. Ganhou destaque internacional ao participar dos Colóquios Latino-Americanos de Fotografia no México, e levou seus cliques para países como Cuba e Itália. Conta com diversas publicações de suas obras em livros como “Bóias-frias”, lançado primeiramente na Suíça e depois no Brasil, em 1988. “Mar e Mata” foi seu último livro, de 2009. Temáticas socioculturais e a vida de comunidades no Paraná, como os caiçaras, fazem parte de seus trabalhos mais marcantes.
Quando: a partir de 23 de maio de 2024 (quinta-feira) até abril de 2025
Horário: funcionamento do Vale da Música, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h50
Quanto: Entrada no Vale da Música – R$ 7,50 (meia) e R$ 15 (inteira)
Onde: Vale da Música (R. João Gava, 970)
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.