Eu nem preciso começar este texto perguntando se você já ouviu falar em K-pop, a música popular coreana ganhou um notório espaço no cenário mundial no ano de 2017. E se você ainda não se rendeu a uma das maiores indústrias fonográficas do planeta, nós vamos te mostrar grandes singles do ano que passou para você dar uma chance ao ritmo asiático em 2018.

Desde 2012, com o estrondoso sucesso de Gangnan Style, a musica sul coreana nos soa familiar aos ouvidos; mas definitivamente, a explosiva ascensão de alguns grupos como BTS, EXO, BLACKPINK e Twice, foi responsável por fazer por uma nova onda oriental acontecer em 2017. E se neste ano passou, PSY perdeu o posto de vídeo mais visto do YouTube, o K-pop ganhou lugar nos principais charts mundiais e até prêmio em solo norte-americano.

E para mostrar que este estilo musical é feito com muita qualidade, separamos algumas músicas que apresentam muito mais que melodias cativantes e coreografias memoráveis

5. AKMU – Dinousaur

O duo pop, Akdong Musician, formado pelos irmãos Lee Chanhyuk e Lee Suhyun, é fruto de um dos mais populares reality shows da Coréia do Sul, o K-pop star.  E desde 2012, quando saíram como vencedores da competição, estes dois colecionam ótimas produções e composições. Em 2017, mais especificamente em julho, eles apostaram em um EDM de ritmo e letras igualmente nostálgicos, com uma sonoridade ímpar e parece que deu certo.

4. LOONA (ODD EYE CIRCLE) – Sweet Crazy Love

Um dos mais controversos e confusos “debuts” do entretenimento sul coreano ainda está acontecendo e, ao apresentar uma garota diferente por mês (serão 12 no total); o grupo Loona mostra um pouco do que vem por aí e está nos deixando bastante empolgados. Em um projeto que juntou as garotas de maio, junho e julho, a unit Odd Eye Circle trouxe uma batida eletrônica cheia de elementos orquestrais que ganhou o gosto dos fãs de K-pop mundo a fora.

3. SunMi – Gashina

O comeback single da ex Wonder Girl, SunMi, foi lançado em agosto do ano passado e embora não tenha liderado as paradas musicais sul coreanas, mostrou-se um grande viral. Tanto que, volta e meia, algum artista performa este ícone de coreografia em shows e apresentações  do lado de lá do globo.  Neste trabalho, SunMi , uma das figuras mais carismáticas da Coréia, mostra-se uma mulher empoderada que questiona a ousadia de ser abandonada.

2. IU – Palette feat. G-Dragon

IU, também conhecida como “irmãzinha da Coreia”, é uma daquelas artistas que vale a pena conhecer a trajetória. Com apenas 24 anos e quase 10 de carreira, ela coleciona singles bem-sucedidos na terra do kimchi. Mas foi em 2017, que a princesinha do K-pop criou um dos seus maiores atos; Palette vem depois de muita controvérsia e um hiato de dois anos sem grandes lançamentos, a parceria com G-Dragon é um dos mais expressivos amadurecimentos musicais de um idol coreano. Um hino pra quem está passando pela crise dos 20 e poucos.

1. Winner – Really Really

O single veio depois de uma baixa no grupo e mesmo com um jogador a menos, o Winner não deixou nada a desejar. “Really Really” agradou a critica e ao público, o reflexo deste sucesso esta no número de streamings, downloads e views no YouTube. A música lançada no início do mês de abril de 2017 serve como uma luva no verão de 2018.

Menções honrosas

Girl’s Genaration – All Night

Em celebração aos 10 anos de união, um dos maiores girl groups do mundo nos entrega um single carregado de nostalgia e saudosismo. “All night” enche qualquer ambiente, a sonoridade totalmente influenciada pelos anos 80 e 90 é tão forte quanto a personalidade de cada uma das oito meninas que trilharam um brilhante caminho de sucesso na Ásia.

Red Velvet – Peek- a- Boo

Red Velvet é um grupo em ascensão, em 2017 teve 3 grandes lançamentos: Rookie, Red Flavor e Peek- a – Boo, sendo o último, o single que encabeça um dos seus trabalhos mais maduros, o álbum Perfect Velvet. As cinco meninas merecem esta menção por ter se mostrado um dos mais versáteis grupos desta geração e ter nos presenteado com um dos music videos mais legais do ano.

BTS – MIC DROP

2017 foi o ano do grupo BTS e MIC DROP é o single que coroa os meninos de bangtam como os queridinhos da musica coreana. Depois da estreia mais bem sucedida de um grupo coreano nas paradas americanas, a menção honrosa nem precisa de mais justificativas.

Texto por Pierre Míchel, especial para o Curitiba Cult