
Eu nem preciso começar este texto perguntando se você já ouviu falar em K-pop, a música popular coreana ganhou um notório espaço no cenário mundial no ano de 2017. E se você ainda não se rendeu a uma das maiores indústrias fonográficas do planeta, nós vamos te mostrar grandes singles do ano que passou para você dar uma chance ao ritmo asiático em 2018.
Desde 2012, com o estrondoso sucesso de Gangnan Style, a musica sul coreana nos soa familiar aos ouvidos; mas definitivamente, a explosiva ascensão de alguns grupos como BTS, EXO, BLACKPINK e Twice, foi responsável por fazer por uma nova onda oriental acontecer em 2017. E se neste ano passou, PSY perdeu o posto de vídeo mais visto do YouTube, o K-pop ganhou lugar nos principais charts mundiais e até prêmio em solo norte-americano.
E para mostrar que este estilo musical é feito com muita qualidade, separamos algumas músicas que apresentam muito mais que melodias cativantes e coreografias memoráveis
O duo pop, Akdong Musician, formado pelos irmãos Lee Chanhyuk e Lee Suhyun, é fruto de um dos mais populares reality shows da Coréia do Sul, o K-pop star. E desde 2012, quando saíram como vencedores da competição, estes dois colecionam ótimas produções e composições. Em 2017, mais especificamente em julho, eles apostaram em um EDM de ritmo e letras igualmente nostálgicos, com uma sonoridade ímpar e parece que deu certo.
Um dos mais controversos e confusos “debuts” do entretenimento sul coreano ainda está acontecendo e, ao apresentar uma garota diferente por mês (serão 12 no total); o grupo Loona mostra um pouco do que vem por aí e está nos deixando bastante empolgados. Em um projeto que juntou as garotas de maio, junho e julho, a unit Odd Eye Circle trouxe uma batida eletrônica cheia de elementos orquestrais que ganhou o gosto dos fãs de K-pop mundo a fora.
O comeback single da ex Wonder Girl, SunMi, foi lançado em agosto do ano passado e embora não tenha liderado as paradas musicais sul coreanas, mostrou-se um grande viral. Tanto que, volta e meia, algum artista performa este ícone de coreografia em shows e apresentações do lado de lá do globo. Neste trabalho, SunMi , uma das figuras mais carismáticas da Coréia, mostra-se uma mulher empoderada que questiona a ousadia de ser abandonada.
IU, também conhecida como “irmãzinha da Coreia”, é uma daquelas artistas que vale a pena conhecer a trajetória. Com apenas 24 anos e quase 10 de carreira, ela coleciona singles bem-sucedidos na terra do kimchi. Mas foi em 2017, que a princesinha do K-pop criou um dos seus maiores atos; Palette vem depois de muita controvérsia e um hiato de dois anos sem grandes lançamentos, a parceria com G-Dragon é um dos mais expressivos amadurecimentos musicais de um idol coreano. Um hino pra quem está passando pela crise dos 20 e poucos.
O single veio depois de uma baixa no grupo e mesmo com um jogador a menos, o Winner não deixou nada a desejar. “Really Really” agradou a critica e ao público, o reflexo deste sucesso esta no número de streamings, downloads e views no YouTube. A música lançada no início do mês de abril de 2017 serve como uma luva no verão de 2018.
Em celebração aos 10 anos de união, um dos maiores girl groups do mundo nos entrega um single carregado de nostalgia e saudosismo. “All night” enche qualquer ambiente, a sonoridade totalmente influenciada pelos anos 80 e 90 é tão forte quanto a personalidade de cada uma das oito meninas que trilharam um brilhante caminho de sucesso na Ásia.
Red Velvet é um grupo em ascensão, em 2017 teve 3 grandes lançamentos: Rookie, Red Flavor e Peek- a – Boo, sendo o último, o single que encabeça um dos seus trabalhos mais maduros, o álbum Perfect Velvet. As cinco meninas merecem esta menção por ter se mostrado um dos mais versáteis grupos desta geração e ter nos presenteado com um dos music videos mais legais do ano.
2017 foi o ano do grupo BTS e MIC DROP é o single que coroa os meninos de bangtam como os queridinhos da musica coreana. Depois da estreia mais bem sucedida de um grupo coreano nas paradas americanas, a menção honrosa nem precisa de mais justificativas.
Texto por Pierre Míchel, especial para o Curitiba Cult

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.