Retratar a Itália, seja no preto e branco ou em cores, é a especialidade do fotógrafo Nicodemo Misiti. Ele traz seu olhar talentoso para uma exposição com dois temas que ganham cartaz dentro do Mia Cara Curitiba: Formosa Arberia (Avvenente Arberia) e Luz & Sombra (Luci & Ombri).

Em Formosa Arberia, ele retrata os moradores de regiões povoadas por descendentes de albaneses, no Sul da Itália, que preservam sua identidade por meio de costumes e trajes típicos. Para isso, dá especial atenção ao universo feminino, retratado nas roupas, danças e tradições. Já em Luz & Sombra, as lentes buscam retratar exclusivamente em preto e branco o lado histórico, cultural, antropológico, religioso e natural da Calábria. A série de retratos mostra o cotidiano de pescadores, festas populares, tradições gastronômicas e outros momentos da vida na localidade.

Misiti, formado em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, começou a trabalhar com fotografia em 1996. Em 2000, abriu um estúdio de produções multimídia em Corigliano Calabro. Hoje, dá cursos na área e expõe seus trabalhos, com temas que passam por tradições culturais e linguísticas, os quatro elementos e luzes e sombras.

A exposição faz parte do Mia Cara Curitiba 2015, evento que celebra a cultura italiana na capital paranaense. São shows, apresentações culturais, gastronomia e passeios de trem e bicicleta, todos relacionados à Itália e suas influências em Curitiba que acontecem até o dia 31 de maio.

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO DE NICODEMO MISITI – MIA CARA CURITIBA

Quando: 13 a 31 de maio

Onde: Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189)

Horário: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábados, das 10h às 18h. Domingos e feriados, das 11h às 17h.

Quanto: gratuito