Neto de Oscar Niemeyer diz que obra feita na fachada do MON por dupla de artistas Os Gêmeos “agride os olhos e a alma”

O Museu Oscar Niemeyer se tornou centro do antigo debate sobre o que é ou não arte. No último final de semana os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos mundialmente por seus murais em graffiti, realizaram no último fim de semana uma intervenção na fachada do museu para celebrar a exposição “OSGEMEOS: Segredos” o que acabou causando polêmica.

O neto do arquiteto que dá nome ao museu, Paulo Sérgio Niemeyer, afirmou em suas redes sociais ter visto “com grande tristeza e revolta” a obra pintada na fachada do MON, que ele classificou como pichação e ainda afirmou que “agride os olhos e a alma”.

Nunca fui a favor da pichação, mas também não recrimino quando ela tem proposta e agrega de alguma forma ao espaço urbano. Entendo que mentes críticas e criativas, com a habilidade de desenhar e criar belos painéis e murais, devem ser incentivadas e ter seu espaço, quando ele é consensual com a sociedade e a própria cidade”, escreveu o neto de Niemeyer.

O Museu Oscar Niemeyer ainda abrigará a exposição “OSGEMEOS: Segredos”, que tem sua estreia prevista para o dia 16 de setembro.

Por Deyse Carvalho
27/08/2021 14h19