No dia 21 de setembro (domingo), um dos eventos mais esperados do caledário cultural de Curitiba chega pela primeira vez à Praça de Bolso do Ciclista. Em sua 5ª edição, o festival Musicletada trará diversas atividades gratuitas, como shows, aula de yoga, oficinas criativas e palestras sobre mobilidade urbana.

A primeira edicão do evento, realizada no Bicicletário Público do Centro Cívico, em 2009, apresentou durante dois dias o trabalho de 10 bandas locais, além de oficinas e exposições, mobilizando mais de 10 mil pessoas de forma independente. Nos anos seguintes, o festival cresceu e ocupou outros espaços da cidade, como as Ruínas do São Francisco e a Praça Nossa Senhora de Salette, envolvendo aproximadamente 100 mil pessoas, direta e indiretamente.

A edição 2014, que acontecerá em um formato “de bolso”, representa uma volta às origens e valoriza ainda mais o assunto da mobilidade urbana. Além da música, palestras e discussões sobre o tema têm destaque na programação, que foi feita de acordo com o edital do Empreendedor Cultural pela Fundação Cultural de Curitiba.

A questão da mobilidade nos centros urbanos permeia de forma mais frequente o dia dia da população e se tornou, inclusive, pauta em ano eleitoral. Por isso, o festival se mostra como uma importante ferramenta de conscientização cultural e política em um momento em que é preciso repensar a relação entre a cidade e os cidadãos.

Musicletada ocupa a Praça de Bolso do Ciclista – Serviço

09h as 10h – Yoga (Yôga no Parque – Aulas Gratuitas)

10h as 11h – Oficina Design to Go – a importância do design para o sucesso da mobilidade com Yasmin Reck (Agência Muu)

11h as 12h – Oficina Como construir sua própria Bicimáquina com Ivo R. Neto (Instituto Energia Humana)

13h as 14h – Oficina Bicicleta e políticas públicas – a importância do ativismo com André Soares (Presidente da União de Ciclistas do Brasil)

14h as 15h – Oficina Pipas voadoras no coração da cidade com Giusy de Luca (Mucha Tinta)

16h as 17h – Show de Janine Mathias

18h as 19h – Show de Du Gomide

* Nos intervalos, discotecagem de Adri Menegale

* Durante todo o dia, pintura corporal com Eduarda Guimarães

Quando: 21 de setembro (domingo)

Onde: Rua Pres. Faria esquina com a Rua São Francisco