Museus de Curitiba recebem apresentações gratuitas de música clássica por compositores paranaenses

Projeto ‘Composições Paranaenses A Música Pede Passagem’. Foto: Josnel Garcia de Carvalho.
Foto: Josnel Garcia de Carvalho

O projeto “Composições Paranaenses: A Música Pede Passagem” tem novas apresentações confirmadas em 2024. Um quinteto de cordas e soprano circula por museus de Curitiba durante outubro em apresentações gratuitas, valorizando compositores curitibanos de música clássica. As primeiras sessões serão no Museu Oscar Niemeyer, no dia 16 de outubro, às 14h e às 15h30.

Iniciado em 2021, o projeto circulou por Ruas da Cidadania da capital paranaense. O objetivo é aproximar o público das composições de música clássica feitas no Paraná, ocupando espaços alternativos. Depois de cada apresentação, uma conversa didática é conduzida pelos músicos, trazendo ainda mais informações sobre a produção local. O grupo é formado pelo quinteto de cordas, que conta com Vitor Andrade (violinista), Ricardo Molter (violinista), Jader Cruz (violinista), Samuel Pessatti (violoncelista) e Rafael Rodrigues (contrabaixista), acompanhados pela soprano Luciana Melamed.

Programa

No repertório, são celebrados grandes nomes de compositores do Paraná. Fazem parte do programa composições de Alceo Bocchino, Bento Mossurunga, Henrique de Curitiba e Rogério Krieger. O “Composições Paranaenses: A Música pede Passagem” será apresentado no Museu Oscar Niemeyer no dia 16 de outubro, e no dia 17, no Museu da Vida. O Museu de Arte Contemporânea recebe sessões no dia 23, e o Museu da Imagem e do Som, no dia 24. A última semana do mês tem sessões no Museu de Arte Indígena (dia 30) e no Museu Alfredo Andersen (dia 31). As apresentações acontecem sempre às 14h e às 15h30.

SERVIÇO – Projeto “Composições Paranaenses: A Música pede Passagem”

Quando: de 16 a 31 de outubro de 2024 – Dia 16/10 (quarta), no Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999); Dia 17/10 (quinta), no Museu da Vida (R. Jacarezinho, 1691); Dia 23/10 (quarta), Museu de Arte Contemporânea de Curitiba (R. Mal. Hermes, 999); Dia 24/10 (quinta), Museu da Imagem e do Som (R. Barão do Rio Branco, 395); Dia 30/10 (quarta), no Museu de Arte Indígena (Av. Água Verde, 1413); Dia 31/10 (quinta), no Museu Alfredo Andersen (R. Mateus Leme, 336).

Horários: sessões sempre às 14h e às 15h30

Quanto: gratuito

Informações: no Instagram do projeto Composições Paranaenses.

Por Brunow Camman
07/10/2024 13h12

Artigos Relacionados

Clarice Falcão confirma show em Curitiba; ingressos estão à venda

Liniker anuncia data venda de ingressos para turnê “Caju”; show em Curitiba acontece em dezembro