O Museu Paranaense (MUPA), terceiro museu mais antigo do Brasil, completa 145 anos nesse mês de setembro. Seu acervo, com aproximadamente 800 mil itens, o torna um dos museus mais importantes da América Latina. A instituição, que já mudou de sede sete vezes, comunica aos seus visitantes a diversidade e a riqueza dos povos, fauna e flora, bem como a história paranaense e brasileira.
Atualmente, além dos eixos temáticos História, Arqueologia e Antropologia, o MUPA abre espaço para outras narrativas, criando conexão entre as ciências e a arte. Em comemoração ao seu aniversário, a equipe do museu preparou uma programação ampla e diversificada para todos os públicos.
A área externa do MUPA é formada por um conjunto florístico e entomológico de grande interesse do público visitante. O Web App será uma ferramenta para promoção da preservação das espécies vegetais e de insetos e contribuirá para uma experiência mais efetiva com a natureza. O lançamento será neste sábado (25), no site e redes sociais do museu.
No dia 30 de setembro, às 19h, acontece a mesa “Acervos Afro-Diaspóricos, Decolonialidade e Museus histórico-antropológicos: restituição, exposição e outras discussões”, com o objetivo de pensar nas culturas materiais e as representações sobre o afro-brasileiro em museus tanto no Brasil como no exterior. Já a segunda mesa-redonda, “Representatividade negra nos museus: silenciamentos, questionamentos e reinvenções”, acontece em outubro. As convidadas trarão potentes análises críticas da relação entre museus e a racialização de seus espaços e acervos.
Em visitas mediadas dos dias 20 a 30 de setembro, o público pode conhecer mais da história do Museu Paranaense, seu acervo e pesquisadores históricos, na exposição Ephemera/Perpétua. A mostra de longa duração, inaugurada em 2019, é formada por um conjunto de mais de 180 objetos do acervo do MUPA e de outras coleções, além de uma obra de Paulo Vivacqua feita exclusivamente para a exposição.
As visitas contarão com atividades especiais e serão realizadas com pequenos grupos. Será necessário agendamento prévio para a participação.
No mês de outubro, as celebrações de aniversário do MUPA continuam com um evento especial. O jardim do museu receberá o Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica do Paraná para uma apresentação ao ar livre, aberta ao público. Para detalhes, acompanhe o site e redes sociais do MUPA.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.