Museu Paranaense abre exposição com obras produzidas por artistas indígenas

Foto: Kraw Penas/SECC.

Nesta quinta-feira (16), chega ao Museu Paranaense (Mupa) uma série de obras produzidas de forma coletiva por artistas indígenas como resultado do projeto Retomada da Imagem do Museu Paranaense. Gustavo Caboco, Denilson Baniwa e convidados trazem temas como a relação com a terra, os laços familiares e a resistência indígena, trazendo a revisão do acervo do museu a partir de outros olhares. A abertura da exposição acontece às 19h.

O projeto, que começou em agosto desse ano, traz fotografias contemporâneas publicadas pelo Instituto Moreira Salles, e que retratam diversas etnias indígenas do Paraná e da América Latina. Então foi realizado um museu-ateliê com a participação de indígenas das etnias que habitam o Paraná. A partir do contato com esse material, das reflexões, conversas e até mesmo de um sonho, foram surgindo formas, cores e conexões que traduzem resistências e afetos.

Abertura da exposição “Retomada da Imagem” no MUPA

O trabalho coletivo, que inclui painéis e também toma as paredes do museu, foi realizado por Caboco e Baniwa com Camila dos Santos e Thais Krīg (Kanhgág), Indiamara e Nicolas Paraná (Xetá), Juliana Kerexu, Ricardo Werá, Flávio Karai, Elida Yry (Mbyá-Guarani) e Lucilene Wapichana (Wapichana). A exposição foi pensada pelos artistas para expressar a história, presença e perspectiva indígenas.

O Projeto Retomada da Imagem também contará com uma publicação digital multimídia sobre o processo de encontro com o acervo do Mupa, previsto para ser lançado em março de 2022.

Por Julia Schneider
15/12/2021 14h51

Artigos Relacionados

Festival Coolritiba anuncia line-up e libera vendas de ingressos na próxima quinta-feira

Natal em Curitiba conta com Carrossel digno de filme no Parque Tanguá