Museu Oscar Niemeyer recebeu o maior número de visitantes de sua história

O olho que tudo vê em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer (MON) registrou recorde de público em 2019: foram 377.737 visitantes, o que mostra um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior, com média superior a 30 mil visitantes por mês. Foi o maior número de público desde que o Museu foi inaugurado, em 2002.

Outros números expressivos foram registrados pelo setor Educativo do MON, responsável por mediações, oficinas e programas específicos e que durante o ano de 2019 atendeu 83.426 pessoas. O destaque foi para o programa “Arte para Maiores”, que teve um aumento de público participante de 150%, comparando-se com 2018, e conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Exposições

Ao longo do ano, o MON realizou 11 exposições, entre elas “Ai Weiwei Raiz”. Foi a primeira temporada brasileira de exposições da obra do artista chinês Ai Weiwei, reverenciado como um dos grandes nomes da cena contemporânea mundial e notório devido ao interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas.

Em 2019, o Museu também realizou a itinerância da exposição “Estruturas e valores – Antonio Arney”, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, em Guarapuava/PR, e emprestou 15 obras para exposições no MASP, Instituto Tomie Ohtake, Museu Paranaense e Galeria Simões de Assis.

Por Curitiba Cult
07/01/2020 14h32