Museu Oscar Niemeyer apresenta a exposição da artista Kika Costa

No começo do mês de junho, o Museu Oscar Niemeyer inaugurou a exposição inédita “Formas & Anjos: Obras de Kika Costa (1984-2021)”, que reúne uma visão panorâmica da produção da artista desde a década de 1980 até hoje.

Segundo o curador da exposição Gaudêncio Fidelis a obra de Kika Costa é uma contribuição significativa para a história das formas artísticas dentro de uma perspectiva criativa, estética e cultural que tem muito a nos ensinar sobre a natureza do objeto de arte como gerador de conhecimento.

Divulgação/F. Zago

Para a curadora Ana Zavadil, que auxiliou na exposição, a produção da artista é uma “demonstração de superação dos mais diversos obstáculos que um artista precisa enfrentar para produzir e ter sua obra reconhecidas especialmente se essa artista é também uma pessoa com deficiência em um mundo que é essencialmente normativo”.

Durante a exposição, que permanece em cartaz até dia 1 de agosto, será lançado o livro homônimo de autoria do curador e historiador de arte Gaudêncio Fidelis. Com 320 páginas e ilustrado por cerca de 600 obras, o livro propõe investigar os deslocamentos da obra da artista no campo da arte e da cultura.

Divulgação/ F. Zago

Kika Costa tem obras nos acervos do Museu Oscar Niemeyer (MON), do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), entre outros.

Por Deyse Carvalho
14/06/2021 14h30