Museu da Gravura oferece cursos de férias

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba está com inscrições abertas para cursos de férias em janeiro. Serão ofertados os cursos de linoleogravura, litografia, xilogravura, gravura em metal e uma oficina teórico-prática sobre gravura. As oficinas especiais de férias acontecem de 9 de janeiro a 11 de fevereiro. Informações e inscrições pelos telefones (41) 3321-3360 ou 3321-3367.

Um dos cursos oferecidos é o de linoleogravura na técnica “Matriz Perdida” ou “Técnica Picasso”. O curso será realizado de 9 a 25 de janeiro, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h. A técnica foi desenvolvida por Picasso em 1958, devido às dificuldades que enfrentou quando decidiu imprimir uma linoleogravura colorida com várias matrizes, uma para cada cor. Nesta técnica o artista imprime cada cor por sua vez e assim por diante, cavando a cada nova impressão.  No final, terá uma gravura colorida mas a matriz já não pode ser reaproveitada, devido aos vários cortes que sofreu.

Com orientação da artista Everly Giller, o curso tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a arte da gravura e mais especificamente da linoleogravura, assim como orientar o aluno na realização de cada etapa, colaborando assim para que desenvolva seu potencial artístico. O curso aborda a história da linoleogravura, o processo de criação da imagem, as técnicas da linoleogravura artística (noções básicas em preto/branco e cor, texturas, linhas, volume e sombras), o processo de gravação e impressão, as convenções de numeração, titulação e assinatura.

O curso de Técnicas de Litografia Artística será de 9 a 27 de janeiro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Com orientação de Stely Marchesini, a oficina apresenta as técnicas “maneira negra” e “transferência de imagens”. O artista Vinícius Buzzatto orienta, no mesmo período, as oficinas de xilogravura e gravura em metal (nas técnicas água-forte e água-tinta). De 14 de janeiro a 11 de fevereiro, aos sábados, será realizada a oficina teórico-prática “Conteúdo em busca do contexto”, com Maikel da Maia.

Foto: Alice Rodrigues

Por Curitiba Cult
05/01/2017 15h33