Mostra fotográfica retrata carnaval curitibano da década de 30

Foto: Cido Marques/FCC

O feriado mais alegre do ano já esta chegando e que tal comemorar de um jeito diferente? Celebrando o carnaval curitibano, o Farol do Saber Miguel de Cervantes reuniu uma pequena mostra com fotografias da festa na cidade principalmente nos anos 30. A mostra  “Carnavais que ficaram na saudade” fica em exibição até o dia 14 de março de 2022 e os interessados podem visitar o espaço de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A exposição conta com treze fotos que passaram pela curadoria da Casa da Memória, espaço da Fundação Cultural de Curitiba. No começo do século XX, os foliões costumavam atirar água, farinha, frutas, legumes, ovos e até pó de mico em desprevenidos. A Rua XV de Novembro, décadas antes de ser via exclusiva de pedestres, era tomada por desfiles de carros alegóricos puxados por cavalos, organizados por familiares e associações. Na mostra é possível observar esses costumes.

A coordenadora do Centro Cultural Miguel de Cervantes, Marinil Naldony diz que é importante manter a memória da festa tipicamente brasileira viva. “Curitiba tem tradição carnavalesca sim, tem foliões, carros alegóricos desde muito tempo e tentamos mostrar um pedacinho dessa história que é tão bonita, tão lúdica” afirma a coordenadora.

Por Deyse Carvalho
18/02/2022 16h06

Artigos Relacionados

Famoso prédio giratório de Curitiba leiloa apartamentos nesta sexta (18)

Clube de Curitiba promove esquenta de Carnaval com três dias de festa