A Cinemateca de Curitiba apresenta de 21 a 26 de julho uma mostra de filmes espanhóis falados em línguas co-oficiais da Espanha, como o galego, o basco e o catalão. O I Festival de Cinema Espanhol em Línguas Co-oficiais é promovido pela Embaixada da Espanha e pelo Instituto Cervantes, com o objetivo de demonstrar a diversidade cultural e linguística do país. Os filmes serão exibidos sempre às 19h, em versão original com legendas em português. A entrada é gratuita.
Formada por culturas de diferentes povos e ocupações ao longo da história, a Península Ibérica tem como uma das suas principais características a diversidade linguística, ainda que se tenha o espanhol (ou castelhano) como língua oficial. Os idiomas falados em regiões de forte identidade cultural e política, como a Catalunha, o País Basco e a Galícia, são considerados co-oficiais e são a base de uma rica produção artística originária dessas regiões.
Data: 21/07/15
Programação em galego:
OS MORTOS VÃO À PRESSA (2008), Ángel da Cruz. (Comédia, 104’)
Irene, uma caminhoneira que busca pescado em um povo da costa galega, fica presa com seu caminhão em uma ponte, impedindo a passagem do cortejo até o cemitério no dia em que vão enterrar o líder da aldeia de pescadores. Essa circunstância faz com que venham à tona as velhas rusgas e diferenças entre os vizinhos, o que altera a habitualmente tranquila vida do povo.
Classificação etária: Livre
…
Data: 22/07/15
Programação em basco:
OBABA (2005), Montxo Armendáriz. (Drama romântico, 100’)
Baseada na novela homônima de Bernardo Atxaga. Lourdes é uma jovem que embarca em uma viagem às terras de Obaba. Leva consigo uma pequena câmera de vídeo para capturar a realidade desse mundo e suas gentes. Quer captar o presente, mas cedo descobre que quem vive ali está aprisionado em um passado que não podem – ou não querem- escapar. Mas, pouco a pouco, graças principalmente a Miguel, um jovem desembaraçado e alegre com quem desenvolve amizade, vai conhecendo pedaços de suas vidas. No entanto, sempre há algo que passa despercebido, que Lourdes não consegue compreender. Como, por exemplo, o misterioso comportamento dos lagartos de Obaba.
Classificação etária: 8 anos
…
Data: 23/07/15
Programação em catalão:
PA NEGRE (2010), Agustí Villaronga (Drama, 108’)
Durante os duros anos de pós-guerra, em uma zona rural da Catalunha, um menino chamado Andreu, cuja família pertencia ao lado dos derrotados na guerra, encontra em um bosque os cadáveres de um homem e seu filho. As autoridades suspeitam de seu pai, mas Andreu tentará encontrar o culpado. Nestas circunstâncias, desperta em Andreu uma consciência moral que se opõe à mentira, como instrumento do mundo dos adultos.
Classificação etária: 12 anos
…
Data: 24/07/15
Programação em galego:
A LÍNGUA DAS BORBOLETAS (1999), José Luis Cuerda. (Drama, 97’).
Em um povo galego, um menino, Moncho, volta à escola depois de uma longa doença. Seu estranho professor (Fernando Fernán-Gómez) ensina às crianças conhecimentos tão variados como a origem da batata ou a necessidade de que as línguas das borboletas tenham forma de espiral. Quando, em 18 de julho, estoura a guerra, os valores e princípios ensinados serão renegados, e a relação entre Moncho e seu professor sofrerá um desgaste.
Classificação etária: Livre
…
Data: 25/07/15
Programação em basco:
80 EGUNEAN (2010), Jose Mari Goenaga e Jon Garaño. (Drama romântico, 105’)
Axun é uma mulher de 70 anos que vai ao hospital para cuidar do ex-marido de sua filha. Sua surpresa será imensa ao dar-se conta que a mulher que cuida do doente ao lado é Maite, sua grande amiga da adolescência. Logo se darão conta de que a química entre elas segue intacta. As duas divertem-se e desfrutam do reencontro até que Axun descobre que Maite é homossexual. Axun terá que lidar com seus sentimentos: A quem escutar? Ao coração ou à razão?
Classificação etária: Livre
…
Data: 26/07/15
Programação em catalão:
PETIT INDI (2009), Marc Recha. (Drama, 92‘)
Arnau, um adolescente que vive imerso em uma frágil realidade, viaja inconscientemente à deriva. Seus colegas de aventura são uma raposa e uns quantos pássaros cantores chamados: pinzones, verderones, pardais e um canário que é a esperança de sua vida. Nenhum outro canta como ele, graças a muitas horas de trabalho paciente e minucioso adestramento. No entanto, Arnau vive sem fôlego porque algo bem mais intenso lhe devora por dentro. Sua mãe está na prisão de Vad-Ras à espera de julgamento, e as coisas não melhoram. Assim, vive com seus irmãos em um bairro periférico de Barcelona em plena transformação, e elabora um plano para tirar a sua mãe da prisão. Esta decisão o lançará para uma dura realidade.
Classificação etária: 8 anos
…
Quando: de 21 a 26 de julho
Onde: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Quanto: gratuito
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.