Mostra de filmes italianos de suspense começa em Curitiba

Foto: Divulgação

Já dizia Galvão Bueno: “é teste pra cardíaco, amigo!” Até o dia 8 de setembro, Curitiba estará promovendo a mostra de cinema Giallo, a Cor do Suspense. Ao todo, a programação traz 13 filmes italianos do gênero. As sessões acontecem entre 17h e 19h, no Cinepasseio. A atração faz parte da programação do Mia Cara 2022 e conta com a curadoria de Antonio Cava.

Conforme divulgado pela organização do evento, Giallo em italiano significa amarelo, exatamente a cor da capa de uma série de romances policiais, que no cinema ganhou um tom mais violento, carregado de suspense e erotismo. Criado nos anos 1960, o cinema Giallo alcançou seu auge na década de 1970, e ainda hoje é fonte de inspiração do cinema de terror e suspense no mundo.

Mesmo com baixo orçamento, a criatividade dos seus realizadores para a composição visual, a trilha sonora expressiva, a estetização da violência, o terror psicológico, nunca foi limitada, tornando Giallo uma versão mais sensual, colorida e pop do filme Noir. A mostra de cinema Giallo, a cor do suspense apresenta 13 filmes eletrizantes dos maiores diretores da época, entre eles: Mario Bava, Dario Argento, Lucio Fulci, Umberto Lenzi, Aldo Lado, Massimo Dallamano e Luigi Bazzoni.

De acordo com as informações divulgadas, muitos cineastas contemporâneos se declararam fãs do gênero que serviu de modelo para séries clássicas e inspiração para diretores como Quentin Tarantino, Guillermo Del Toro, Eli Roth e James Wan.

SERVIÇO – GIALLO, A COR DO SUSPENSE

Quando: de 1º a 8 de setembro de 2022

Onde: Cinepasseio (R. Riachuelo, 410)

Horários: confira programação completa aqui

Por Carol Maltaca
02/09/2022 14h17

Artigos Relacionados

Cinemateca promove mostra de cinema infantil

Não! Não Olhe! estreia no IMAX Palladium nesta quinta (25)