A Mostra de Artes para Crianças, idealizada pela Pró Cult, acontece no Teatro Eva Herz de Curitiba, no mês de outubro. O projeto inédito, inspirado em Festivais internacionais, foi criado para reunir importantes artistas, que trabalham com diversas linguagens artísticas voltadas ao público infantil, e pretende se consolidar na agenda cultural da cidade com pelo menos uma edição anual.

As atrações são para crianças de 2 a 10 anos de idade e levam ao palco tudo o que os pequenos mais gostam: teatro, circo, música, dança e literatura. São 30 apresentações no total, com 15 espetáculos diferentes de companhias reconhecidas pelo trabalho para o público infantil, divididos em três sessões diárias, sempre aos sábados e domingos. Os ingressos podem ser comprados diretamente na Livraria Cultura ou pelo site Ingresso Rápido.

A Mostra nasceu do desejo de suas realizadoras de criarem algo especial para o público infantil, tendo em vista que o contato com a arte na infância é fundamental para estimular a criatividade, promover a sensibilidade e o senso crítico. Outro fator que motivou a realização do evento foi a constatação de que Curitiba possui uma produção intensa de arte para crianças, mas faltam opções com programação multiartes e iniciativas efetivas para formação de plateia.

Espetáculos

O público pode conferir: A Galinha Pim Pim, do Grupo Obragem de Teatro; O Caminho dos Girassóis, uma coprodução entre as Companhias Mataveri e Pé no Palco; O Boto – Amor de Rosa Mar, da Companhia Mataveri; Norman, Comedor de Livros, da ST Produções Teatrais; Mororó e A Vaquinha, da Companhia de Teatro Mororó; Terezinha – Uma História de Amor e Perigo, do grupo Filhos da Lua; e Dia Claro, Noite Escura, da Imã Produções.

Na área do circo, Circo Rodado faz a alegria dos pequenos, e o Palhaço Ritalino vem de Londrina com O Melhor Show do Mundo… Na Minha Opinião. A dança está representada por Descobrindo Plaftpet, da DesCompanhia de Dança e a música por Taque Tique Tá, Siricutico e Tupi Pererê.

Rosy Greca apresentará dois espetáculos que unem poesia, teatro e música – Pássaro Livre e A Bola do Tempo, inspirado no livro homônimo.

A programação também oferece sessões “pague o quanto vale” de teatro Lambe-Lambe (encenadas com bonecos e objetos dentro de uma caixa, como as de antigas máquinas fotográficas, para uma pessoa por vez) da Trágica Cia de Arte, aos sábados, das 13 às 15h, e aos domingos, das 16 às 18h.

Serviço – Mostra de artes para crianças

Quando: até 30 de outubro

Onde: Teatro Eva Herz (Livraria Cultura no Shopping Curitiba. Rua Brigadeiro Franco, 2300)

Horário: Sábados: 11h, 15h30 e 18h / Domingos: 14h, 15h30 e 18h

Quanto: R$30 inteira e R$15 a meia

Ingressos: na Livraria Cultura ou pelo site Ingresso Rápido.