A Casa Selvática realiza na próxima quarta-feira, 20 de agosto, a segunda edição da “Linguada – Mostra de Artes”. Com o intuito de promover o intercâmbio entre artista de diversas áreas e linguagens, a mostra conta a cada mês com dois artistas curadores e dois artistas convidados.

Criada em 2012, a Casa Selvática é um espaço para artistas independentes desenvolverem pesquisas e experimentos. Atualmente ela conta com 14 artistas residentes, 3 grupos e 3 produtoras que dividem o espaço de criação e mantém uma programação ininterrupta composta por residências, mostras, espetáculos de dança, teatro, ações performáticas e exposições. A vontade de potencializar esses encontros gerou a Linguada, espaço para encontrar outros artistas de Curitiba e de fora dela. Nesta edição, com curadoria de Gabriel Machado e Kysy Fischer, estarão presentes os artistas Mavi veloso, residente em São Paulo, que apresenta “indumentária popular_cut & paste” e Viviane Mortean e Fabio Charvet, artistas brasileiros que atuam em Montpellier (França), que trazem pra Curitiba”Pirate”.

Segundo o curador Gabriel Machado, “para esta edição, procuramos artistas que discutem de formas diferentes os conceitos de apropriação/adaptação, que estão sempre em trânsito, e criam em diversos espaços e cidades”.  Outro diferencial é a volta deindumentária popular_cut & paste, obra criada na Casa Selvática durante a residência com a colombiana Nadia Granados em 2013. O trabalho já foi apresentado em diversos eventos no país, e volta à Selvática antes de Mavi Veloso embarcar para uma temporada em Bruxelas.

“Hoje os trabalhos solos são frequentes na cena contemporânea. Talvez pelas condições materiais impostas aos artistas – baixos valores nos prêmios e patrocínios, o que reduz o tempo de criação e os espaços de ensaio etc – ou um individualismo suscitado pelos modos de vida contemporâneos. No entanto, percebemos que as forças que os fazem solitários, também geram a busca da presença do outro em seus trabalhos.” Comenta Kysy Fischer, evidenciando anseios que norteiam os trabalhos desta edição da mostra.

SERVIÇO

Mostra de Artes da Casa Selvática

Quando: 20 de agosto (quarta-feira)

Onde: Espaço Cultural Casa Selvática (Rua Nunes Machado, 950, Rebouças)

Horário: 20h

Quanto: R$7

Vendas: no local

Classificação: livre