Curitiba recebe após quatro anos de lacuna, a 9ª Mostra Cena Breve Curitiba – a linguagem dos grupos de teatro. As ações que compõe a Mostra acontecem de 27 de abril a 1 de maio, com entrada a preços populares.

A Mostra Cena Breve iniciou sua trajetória em 2005 com o objetivo de reunir grupos que desenvolvem um trabalho de pesquisa e experimentação teatral. E se consolidou como um espaço que mobiliza artistas em diversos agrupamentos criativos, cujo objetivo principal é compartilhar com o espectador suas inquietações poéticas em formatos curtos.

Para sua 9ª edição, a Mostra apostou em um eixo curatorial que privilegia a diversidade de coletivos artísticos e a fricção entre linguagens. A cada dia são apresentadas quatro cenas de 15’ cada, intercaladas por entreatos comandados pela atriz Jussara Batista.

Em quatro dias, 16 cenas ocuparão o Teatro Zé Maria. Centenas de artistas estarão reunidos para compartilhá-las com o público. Para a edição de 2017, foram selecionados, dentre 127 projetos, os seguintes grupos: Súbita Companhia de Teatro (PR), Artista Bacana (RJ), Espaço Cênico (PR), Emcômodo Teatral (PR), Selvática Ações Artísticas (PR), Fernando de Proença e Renata Roel (PR), P.U.T.O (PR), As Bacurinhas (MG), Setra Companhia de Teatro (PR), Grupo Obragem de Teatro (PR), Cia Errante (DF), Mamulengos de Mameluri (PR), Companhia Transitória (PR), ERRO Grupo (SC), Grupo Teatral (E)xperiência Subterrânea (SC) e Princesa Ricardo (Marinelli) (PR).

Além das cenas, de 28 de abril a 01 de maio, na Sede da CiaSenhas de Teatro, haverá o “Papo Aberto”, espaço de encontro e de reflexão sobre as cenas apresentadas e as demandas do fazer teatral. Esses encontros terão a mediação de Anne Celli (PR), Fernando Villar (DF) e Natália Soldera (RS/PR). Ainda como parte das reverberações das cenas da Mostra, o crítico Valmir Santos (SP) contribuirá com textos e comentários reflexivos.

Com o desejo de promover diferentes trocas, encontros e cruzamentos, estará instalado no Teatro Zé Maria, durante os quatro dias de apresentações, a partir das 18h00, o bar Boteco das Vedetes, comandado pela Selvática Ações Artísticas. E, após as apresentações, o ponto de encontro será na Casa da Flor Bistrô.

O Bocas Malditas vai comandar, no dia 29 de abril, um encontro com os artistas participantes da Mostra, para ampliar discussões sobre arte e teatro, afim de, em convívio, estabelecer um lugar de fala e de troca. A iniciativa é do site Bocas Malditas.

A Mostra Cena Breve Curitiba – a linguagem dos grupos de teatro, realizou 8 edições ininterruptas de 2005 a 2012. Nestes 8 anos de existência, a Mostra apresentou 110 trabalhos de Grupos de teatro de 9 estados (PR, SC, RS, SP, RJ, MG, BA, DF, PA), totalizando 184 apresentações em Curitiba e cidades paranaenses. De 2013 a 2016 a Mostra não foi realizada por falta de patrocínio.

A cada nova edição, a Mostra revela seu potencial e sua importância na esfera das artes cênicas, pela mobilização dos grupos participantes e adesão do público. Estes aspectos contribuem para reforçar a sua inserção na cidade como ação propositiva de formação de plateia e espaço para criação artística.

O projeto 9ª Mostra Cena Breve Curitiba é realizado com o incentivo da CAIXA, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

A programação completa você confere no site.